As cooperativas financeiras são bons lugares para trabalhar. O reconhecimento está no dia a dia dos cerca de 112 mil empregados do setor e é comprovado em certificações como o Great Place to Work (GPTW), concedido pela consultoria global de mesmo nome. No ranking produzido pela instituição multinacional em 2024, o Sicredi foi considerado a melhor empresa para trabalhar no Brasil e mais nove cooperativas de crédito de várias partes do País ocuparam posições de destaque entre as 175 organizações reconhecidas.
Além do Sicredi, o cooperativismo financeiro brasileiro está representado no GPTW 2024 pela Viacredi, Cresol, Central Ailos, Credicitrus, Sicoob Cocre, Sicoob Metropolitano, Viacredi Alto Vale, Sicoob Credicopa e Unicred Central Conexão. O ranking é formado por organizações de grande porte, mas, em todo o Brasil, diversas cooperativas de crédito têm garantido a certificação ano após ano.
O selo GPTW é obtido após uma avaliação detalhada do clima organizacional com base na percepção dos colaboradores, que leva em conta aspectos do ambiente de trabalho como desenvolvimento, liderança, comunicação, reconhecimento, benefícios, papel dos líderes e projetos sociais, entre outros. Além do Brasil, o GPTW atua em mais de 50 países e já avaliou cerca de 10 mil empresas com a colaboração de 100 milhões de funcionários.
Em um cenário em que 35% dos brasileiros avaliam a qualidade de vida do trabalhador como ruim ou péssima, segundo pesquisa do Instituto DataSenado, atuar em uma instituição com um ambiente laboral equilibrado, justo e com cultura organizacional guiada por princípios faz toda a diferença. E é nesse contexto que as cooperativas financeiras se destacam, segundo o presidente da Confebras, Luiz Lesse de Moura Santos.
“O cooperativismo é feito por pessoas e para pessoas, com base em valores e princípios, e a relação com seus funcionários não seria diferente. Valorizamos e respeitamos todos os profissionais que garantem a atenção diferenciada das cooperativas financeiras a mais de 21 milhões de brasileiros. No mês do Dia dos Trabalhadores, registro nosso agradecimento a cada um deles pela dedicação em construir um mundo mais justo e próspero”.
Valorização e compromisso das lideranças
A Central Sicoob Uni, filiada à Confebras, conquistou o Selo GPTW pelo sexto ano consecutivo em 2024, na categoria regional Centro Oeste. Com cerca de 300 mil cooperados, 20 cooperativas e mais de 310 pontos de atendimento, a Central atua em diversos estados do País e conta com trabalhadores motivados para essa missão.
Para a gerente de Gente e Cultura da Central Sicoob Uni, Tatiana Gomes, bom clima organizacional, senso de propósito com a comunidade e ambiente colaborativo são alguns dos pontos fortes da instituição cooperativa que têm garantido o reconhecimento do GPTW ano após ano.
“Nos enche de orgulho receber a certificação da GPTW pela sexta vez, porque sabemos que ter esse selo significa que proporcionamos um bom ambiente de trabalho aos colaboradores. O conjunto de ações e práticas que desenvolvemos, junto com a liderança, faz a diferença para conquistar esse resultado e manter a certificação ao longo desse período”, destaca.
Para a gestora, um dos grandes diferenciais do ambiente de trabalho cooperativista é o investimento na formação e na educação dos colaboradores, proporcionando desenvolvimento pessoal e profissional. Na Central Sicoob Uni, atualmente quase 50% dos colaboradores possuem curso superior completo, mais de 20% estão estudando e 26% concluíram uma pós-graduação.
Funcionária da Central desde 2024, a assistente de Marketing Eduarda Barbieri conta que encontrou no cooperativismo financeiro um ambiente de trabalho onde se sente valorizada e motivada.
“Gosto de trabalhar na Central Sicoob Uni por ter, acima de tudo, um clima organizacional excelente. Temos boas condições de trabalho, os líderes são acolhedores e executar projetos com um time unido torna qualquer desafio mais fácil de ser realizado. Aqui vivenciamos efetivamente os valores do cooperativismo e contamos com benefícios corporativos que fazem a diferença em várias áreas da vida, como alimentação, saúde e finanças”, detalhou.