Confebras lança campanha alusiva ao DICC 2021

Disseminar a educação financeira tem sido um dos pilares estratégicos da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras). Essa missão ganha impulso com o tema escolhido em 2021 para o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC): “Construindo saúde financeira para um futuro melhor”.

Em 21 de outubro – a terceira quinta-feira do mês – conforme instituído pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu) são comemorados o poder transformador e as realizações do Cooperativismo Financeiro pelo mundo. 

O DICC é uma oportunidade para refletir e debater o importante papel que as cooperativas desempenham para melhorar a vida das comunidades e dos cooperados. O espírito do movimento cooperativista é abraçado, conforme a apuração mais recente do Woccu, por 375 milhões de membros, atendidos por mais de 86 mil cooperativas de crédito em 118 países do mundo.

No Brasil, dados do BureauCoop, ferramenta de Business Intelligence da Confebras, apontam, em junho de 2021, mais de 13,4 milhões de cooperados, 833 cooperativas e 7.528 postos de atendimento, no universo das chamadas cooperativas singulares. 

 

Ações em prol da cidadania financeira 

O tema Educação Financeira é urgente. Com a crise econômica decorrente da pandemia, o endividamento das famílias brasileiras bateu novo recorde em agosto, chegando a 72,9%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Percentual que confirma a necessidade de alertar a população sobre a importância de planejar as finanças para superar momentos de instabilidade, sob a ótica desejável de manutenção do equilíbrio financeiro. 

Em consonância ao tema deste ano do DICC e certa de que a educação é uma importante ferramenta para promover maior justiça financeira no país, a Confebras lançou uma campanha com ações que serão implementadas até o dia 21 de outubro. A primeira ação comemorativa foi o webinar que abordou o mote da campanha deste ano, realizado no dia 16 de setembro.

O evento online teve a participação de Márcio Nami, economista comportamental na consultoria Ponto C, e mediação do vice-presidente da Confebras, Luiz Lesse. O conteúdo está disponível no canal da Confebras no Youtube. 

 

Websérie reúne grandes nomes 

Além disso, entre 11 a 20 de outubro, dentro do Projeto ConectCoop, a Confebras promove uma websérie com lideranças especialistas em educação financeira, entre eles Fábio Viana, mentor em Finanças Comportamentais, e o educador financeiro Álvaro Modernell 

O encerramento da programação será com o webinar “Cidadania Financeira: diálogos para um mundo melhor”, no dia 21, às 15h, com transmissão ao vivo pelo canal da Confebras no Youtube

“A mensagem do DICC é conteúdo presente no cooperativismo, especialmente no de crédito. Em vários eventos realizados pelas cooperativas, esse assunto é parte indispensável nos programas de educação disponibilizados pela nossa Confederação e por muitas das suas filiadas”, destaca Moacir Krambeck, presidente da Confebras.  

 

Neste mês, o curso de Gestão de Finanças Pessoais estará gratuito no Confebras EaD  

Durante o mês de outubro, as filiadas da Confebras terão acesso gratuito para todos os seus colaboradores no curso de Gestão de Finanças Pessoais, que integra a Trilha de Aprendizagem de Educação Financeira da plataforma Confebras EaD

O curso é direcionado a todas as pessoas que pretendem ter uma relação mais saudável com as finanças, tem 40 horas e apresenta conceitos como a formação de poupança, a geração de rendas passivas, a importância do consumo responsável e a prevenção ao endividamento. As filiadas poderão fazer as inscrições acessando aqui!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS