Acompanhe os principais momentos do 13º Concred Digital

Selecionamos citações e vídeos de palestrantes que se destacaram nos três dias de evento 

Evento 100% online que contou com a participação de profissionais altamente qualificados das mais diversas áreas, o 13º Concred Digital deixa um grande legado de conhecimento para quem faz parte ou se interessa pelo rico universo do Cooperativismo em todos os seus ramos, em especial, o de Crédito.

Em três dias de intensa programação, foram inúmeros os ensinamentos e abordagens inovadoras apresentados em palestras, painéis e speed talks. Você acompanhará aqui, pelo blog, alguns dos principais momentos do congresso organizado pela Confebras, por meio de citações marcantes dos palestrantes e de vídeos gravados durante o evento.  

Começando pelo primeiro dia, um dos destaques foi a mensagem de boas-vindas do presidente da Confebras, Moacir Krambeck, que enfatizou a importância do Concred: 

“A magnitude do Concred começa pela amplitude dos temas, que abrangem todos os ramos do cooperativismo na maior parte do tempo, tornando esses três dias uma experiência marcante, transformadora e memorável!”. 

A solenidade de abertura seguiu com a presença das principais lideranças do sistema cooperativista. O presidente do Sicoob Central Nordeste, José Evaldo Campos, convocou o público a uma reflexão sobre a inclusão no Brasil.  

“Estamos em sintonia com os princípios do cooperativismo financeiro, que é cuidar da nossa comunidade, da educação financeira e contribuir para acabar com a exclusão social?”.   

Na sequência, Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, coordenador do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (CECO), lembrou que é na crise que o cooperativismo mostra o seu valor. Prova disso foi a conquista de 5,7% de participação nas operações de crédito no Sistema Financeiro Nacional.  

“Estamos em franca expansão e o cooperativismo tem muito o que crescer e contribuir com o Brasil!”. 

Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB/Sescoop Nacional, defendeu a continuidade dos bons modelos de gestão e governança com foco na inovação social e digital no Cooperativismo. E enfatizou: 

“Prosperidade para todos associados é a grande meta.”. 

Também presente na solenidade, o diretor de fiscalização do Banco Central do Brasil, Paulo Sérgio Neves de Souza, destacou o quanto o sistema financeiro brasileiro inovou nos últimos anos com novas formas de pagamento, como o PIX, oferecendo aos cidadãos meios e formas de consumo com facilidades que apresentam crescimento constante, a exemplo do e-commerce. 

“Nessas inovações tecnológicas financeiras têm espaço para todos, para os bancos, para as fintechs e para as cooperativas de crédito, que tem aumentado sua participação em todo o sistema.”.  

O primeiro dia teve ainda como destaque o lançamento de obras publicadas pela Editora Confebras. Presidente executiva do Sicoob Cecres, Taís Di Giorno falou sobre o livro de sua autoria, Café Cooperativo – Economia colaborativa, diversidade e inovação: a tríade dos negócios sustentáveis”, que aborda temas como equidade de gêneros, comunicação suprassistêmica e objetivo social. 

Veja o vídeo abaixo: 

Outra liderança feminina, a executiva Claudia Leite se apresentou em seguida com a palestra “Cooperativismo de Crédito conectado em um único propósito: a transformação econômica e social do País”. O foco foi a tão falada sigla ESG, ligada às melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Claudia apontou as cooperativas de crédito como exemplo de boas práticas sustentáveis, pois falam de engajamento, inclusão, educação e qualidade de vida.  

“Nos últimos tempos em que me envolvi com os organizadores do Concred também aprendi muito sobre essa ajuda cooperada, que percebo como pilar para acelerarmos nossa responsabilidade social”. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS