fbpx

Semana do Meio Ambiente: conheça boas práticas ambientais desenvolvidas por filiadas do Sistema Ailos

Quem atua na área do Cooperativismo de Crédito sabe que há inúmeras iniciativas do setor em prol da preservação do meio ambiente. Afinal, o compromisso com a sustentabilidade faz parte da filosofia e dos princípios cooperativistas, além de estar no DNA das instituições espalhadas pelo país, que atuam pensando no desenvolvimento econômico, social e sustentável das comunidades onde estão inseridas. Aproveitando a semana, cuja atenção está voltada para o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Confebras elencou diversas ações e projetos importantes para a preservação ambiental promovidos nos últimos tempos por suas filiadas.

Entre centenas de ações que as cooperativas compartilharam com a Confederação, iniciamos a série com projetos aplicados em diferentes municípios por filiadas ao Sistema Ailos. As ações incluem desde a distribuição e o plantio de mudas de árvores até a oferta de linha de crédito para o financiamento de projetos e instalação de sistemas de geração de energia sustentável. Nos próximos dias, voltaremos ao assunto com a apresentação de iniciativas de outros sistemas cooperativistas.

Confira a seguir algumas dessas boas práticas ambientais, que podem inclusive inspirar a criação de projetos na sua cooperativa!

INICIATIVAS DE COOPERATIVAS AILOS:

A Acredicoop, que atua no Norte Catarinense, doou 200 mudas da árvore canela-garuva em agradecimento aos cooperados, colaboradores e vizinhos do município de Garuva – SC pela compreensão durante as reformas no Posto de Atendimento local. A distribuição de mudas de árvores também foi adotada pela Credifoz, do Litoral Norte catarinense. Ao completar 50 mil cooperados, a cooperativa distribuiu para moradores de oito municípios 50 mil mudas de 19 espécies de árvores por meio do projeto “Riqueza Compartilhada”.

Com o intuito de ajudar a neutralizar a emissão de CO2, embelezar o local do plantio e promover o bem-estar da comunidade, a Cooperativa de Crédito da Região do Contestado – Civia plantou 100 mudas de árvores nativas às margens da Rua Conrado Liebl, no bairro Serra Alta, o mais populoso de São Bento do Sul – SC. A ação ocorreu durante a Caminhada da Cooperação, em 2017, com a participação da comunidade e repercute até hoje por proporcionar melhor qualidade de vida dos moradores, não só pela contemplação da natureza preservada, como pela sombra e pureza do ar.

Já a Únilos, que atua na Grande Florianópolis, criou uma estratégia voltada ao meio ambiente para incentivar os cooperados a aderirem ao Pix. Na ação, para cada cooperado que registrou uma chave Pix na cooperativa, entre outubro e novembro de 2020, uma árvore nativa foi plantada na região. Outra iniciativa de impacto foi realizada pela CredCrea – Cooperativa de Crédito dos Profissionais dos CREAs e Demais Áreas Tecnológicas -, com sede na capital catarinense e atuação em 11 municípios de SC e PR. Em 2019, a filiada criou uma linha de crédito para o financiamento de projetos e instalação de sistemas de geração de energia sustentável, seja a energia fotovoltaica ou a eólica. No ano de 2020 foram financiados mais de R$ 1,2 milhão em projetos de energia sustentável.

 

Confira as ações desenvolvidas pela Unicred e pelo Sicoob também!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS