Escolha uma Página

O Curso de Cooperativismo Financeiro, uma das três opções de Trilhas de Aprendizagem disponibilizadas pela Plataforma Confebras EaD, tem gerado grande interesse entre os colaboradores das cooperativas de crédito. Muitos dos participantes começaram a trabalhar na área sem conhecer bem a história, os conceitos fundamentais, a legislação e o cenário do Cooperativismo de Crédito no Brasil. E relatam que, a partir do curso online da Confebras, passaram a ter um entendimento mais abrangente sobre o segmento, inclusive com a aplicação prática dos conteúdos nas cooperativas e comunidades em que atuam.

Agente de Relacionamento e Negócios da Viacredi Cooperativa de Crédito, em Blumenau, William Filipe Rodrigues, 36 anos, é um dos participantes que aplicou na prática os ensinamentos adquiridos no curso. “O conteúdo é muito abrangente e me trouxe um conhecimento amplo sobre o histórico do Cooperativismo de Crédito no Brasil. Isso auxiliou muito no meu trabalho, uma vez que ‘linkou’, sustentou e gerou compatibilidade com a história da cooperativa na qual atuo, dando assim muito sentido aos nossos propósitos cooperativistas. Com isso, posso no dia a dia repassar com ainda mais segurança e propriedade os alicerces do cooperativismo”, observa.

William ainda destacou que a plataforma, além de prática e objetiva, transmite o conteúdo de forma eficaz e clara. Quem compartilha da mesma opinião é a gerente de relacionamento do Sicoob Montecredi, Jéssica Costa Ferreira Fernandes, 26 anos, moradora da cidade de Douradoquara (MG), também participante do curso. “O sistema da Confebras possui uma excelente modalidade de ensino, dinâmica e eficiente. Me auxiliou bastante em minhas atividades diárias, colaborando e proporcionando um melhor conhecimento em minha área de atuação”, acrescentou.

Como supervisor do Departamento de Educação Cooperativista da Cooperativa de Livre Admissão do Leste de Minas – (Sicoob Credicaf), Juliano Afonso da Silva, 41 anos, de Lajinha (MG), reconhece a importância do curso para quem atua na área de Educação Financeira. “O treinamento está totalmente ligado ao trabalho que realizo, ou seja, na disseminação do cooperativismo junto aos associados e comunidades. Entender como o movimento começou e se organizou, as leis e decretos, a história do Cooperativismo no Brasil, as estratégias e os desafios enfrentados para se chegar na estrutura atual é algo que todo cooperativista deveria ter conhecimento”, frisa.

Na opinião de Juliano, o curso pode ser aproveitado também como uma reciclagem a ser realizada de tempos em tempos. “O que temos atualmente é fruto de muito trabalho, empenho, coragem e determinação de pessoas que desbravaram o cooperativismo. Hoje atuamos na consolidação do setor e não deixa de ser desafiador, pois muitos colaboradores não entendem, de fato, o cooperativismo. Por isso, indico o treinamento e, sempre que tenho a oportunidade, compartilho o conhecimento que adquiri com colaboradores, cooperados e a comunidade”, comenta.

Conheça o curso

Com carga horária de 40h, o Curso de Cooperativismo Financeiro é organizado em cinco unidades, divididas em seções apresentadas em uma sequência planejada para facilitar a compreensão dos assuntos. O conteúdo aborda os fundamentos do Cooperativismo de Crédito, a partir de seu surgimento e expansão; as diferentes classificações das cooperativas; os marcos históricos e regulatórios do setor no País; o funcionamento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) e de outras instituições ligadas ao setor, além de trazer ainda um panorama do segmento no Brasil.

Para ter acesso a esse rico conhecimento o investimento é de R$ 65,00 (filiadas) e R$ 85,00 (não filiadas), com descontos para cooperativas que fizerem aquisições de 100 acessos ou mais. Os colaboradores ou as cooperativas filiadas interessadas em adquirir o curso devem entrar em contato com a Confebras pelo e-mail capacitacao@confebras.coop.br ou pelos telefones (61) 3323-2335/(61) 99994-9769. No caso das cooperativas não filiadas, basta acessar o site da Plataforma Confebras EAD.