O Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) realizou, entre os dias 23 e 26 de julho, em Viena, na Áustria, sua Conferência Mundial, que contou com a participação de mais de duas mil lideranças do cooperativismo financeiro de 55 países de todos os continentes.
A delegação brasileira era a segunda maior, com 212 conferencistas, perdendo apenas para os americanos, que totalizaram 456 inscritos (a sede do WOCCU localiza-se em Madison, Wisconsin). O Grupo da CONFEBRAS esteve representado por 33 lideranças cooperativistas de diferentes regiões, com destaque para o pessoal de Pernambuco, Pará, Amazonas, São Paulo e Distrito Federal.
O WOCCU atualmente está presente em 109 países, de seis continentes, abrangendo cerca de 57 mil cooperativas financeiras e servindo a mais de 231 milhões de pessoas. O desafio global desse grande movimento está fixado estrategicamente em cinco pilares: 1) Propiciar sustentabilidade às pequenas cooperativas; 2) Reduzir a regulamentação; 3) Aumentar a quantidade de jovens dentro do quadro de cooperados; 4) Incrementar inovação nos meios de pagamento; e 5) Ter vanguarda nas transformações disruptivas, especialmente no mercado financeiro digital.
A programação da Conferência refletiu essas preocupações estratégicas e os quatro dias do evento foram de intensos debates e trocas de informações, com a presença de algumas das mentes mais brilhantes do mundo dos negócios, além da oportunidade de celebrar o diferencial que as cooperativas de crédito fazem nas vidas dos seus membros em nível local, regional e internacional.
Na abertura da Conferência, o então Presidente do WOCCU, Mr. Daniel Burns, lembrou: “Cooperativas são sociedades de pessoas. Pessoas ajudando pessoas. Nós somos a rede social original, somos a rede colaborativa original. Este é o nosso momento, a nossa era, e a tecnologia tem que ser o nosso grande diferencial, pois a outra grande diferença já fazemos com competência: cuidamos de pessoas. Nós fazemos algo grandioso e nobre. E o modelo do cooperativismo de crédito é o melhor modelo financeiro. Acreditem e divulguem isso com entusiasmo.”
Os conferencistas brasileiros também brilharam no evento, mostrando que nosso País tem muito o que mostrar e ensinar com relação aos desafios que se apresentam às cooperativas de crédito. A participação de Manfred Alfonso Dasenbrock, Presidente do CA do SICREDI e membro do CA do WOCCU, consolidou a relevância que o Brasil tem para o movimento.
Também ministraram palestras na WCUC os patrícios Edson Rodrigues Lisboa Júnior, do SICOOB, que apresentou o tema “Colaboração e Tecnologia para o Crescimento”, e Marco Aurélio Almada, do BANCOOB, que abordou “Economia Colaborativa Aumentada e a Perspectiva de Bancos Cooperativos”.
No último dia do evento foi anunciado o novo Presidente do WOCCU, Mr. Brian McCrory, líder das Credit Unions na Irlanda, que no seu discurso de posse exortou todos a se unirem e a dar continuidade ao empenho que o movimento vem empreendendo na busca de promover mudanças positivas em todo o setor de serviços financeiros.
Vale finalizar com as palavras motivadoras de Mr. Brian: “Sem riscos, sem inovação, qualquer pessoa ou organização deixa de ser relevante. Está fora! Sem risco não há recompensa. Assim, precisamos continuar a missão desbravadora de mostrar ao mundo, especialmente aos reguladores e aos concorrentes, que somos diferentes. Nossos clientes são nossos donos e temos a solidariedade financeira como nossa filosofia de vida e a mutualidade como valor maior. Precisamos ser comprometidos e convictos de nossa missão no mundo colaborativo. ”
Estou militando no movimento cooperativista há alguns anos e sempre fico orgulhoso e entusiasmado quando participo de um evento dessa magnitude, pois há uma renovação da minha convicção na grandeza e relevância que as cooperativas de crédito têm na construção de um mundo melhor, mais democrático, solidário e colaborativo. E quero contribuir com isso!
Em tempo, a Conferência Mundial em 2018 será realizada em Singapura, de 15 a 18 de julho. Até lá!
Kedson Macedo
Presidente da CONFEBRAS
Diretor Executivo na COOPERFORTE