O dia 5 de março é uma data especial para a Confebras porque levamos adiante a missão do cooperativismo na sua essência. É o Dia da Integração Cooperativista: um momento importante para destacarmos um dos valores natos do nosso movimento.
A integração está intimamente ligada ao ato de cooperar: quando pessoas se associam para criar uma cooperativa; no momento em que as cooperativas se unem para traçar objetivos comuns; na ocasião em que percebem a possibilidade de intercooperar, no mesmo ramo ou desempenhando atividades cooperativistas diferentes.
Aliás, a intercooperação é uma versão da integração cooperativista que pode dar enorme escala e sustentabilidade às cooperativas, mudando o cenário de crescimento, bem como a amplitude da visão em curto, médio e longo prazos.
A Confebras assume a intercooperação como missão e realiza esse propósito na prática, como entidade suprassistêmica do Cooperativismo de Crédito. Seja representando suas filiadas ou contribuindo com a formação e aprimoramento de lideranças, temos vocação única para intercooperar.
Nosso presidente, Moacir Krambeck, é um reconhecido defensor da intercooperação, condição que o credencia para ser o atual coordenador do Comitê Estratégico de Intercooperação do CECO (Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito).
“As cooperativas existem pela união das pessoas e a intercooperação é a soma de todas as cooperativas, se ajudando através das experiências, aprendizados e operações realizadas com uma só infraestrutura. As cooperativas têm a missão de levar aos seus cooperados educação, custos menores e isso só será possível através da intercooperação”, defende o presidente.
Intercooperar na prática
Para ajudar nossas filiadas a entender melhor o funcionamento da intercooperação, trazemos algumas sugestões de como aplicar o sexto princípio cooperativista:
- Na intercooperação vertical, instituições do mesmo ramo se aliam e formam uma central. É uma estratégia que permite consolidar a marca, potencializando resultados, alcance e impacto comunitário;
- Quando cooperativas de diferentes áreas se unem, temos a intercooperação horizontal. É um caminho em que uma instituição incrementa e reforça o trabalho e os serviços de outra, tornando a atuação muito mais forte e dinâmica.
- Acontece a intercooperação transversal quando sistemas diferentes cooperam para realizar projetos de interesse comum.
Que o Dia da Integração Cooperativista seja um estímulo e uma inspiração para a promoção da intercooperação na sua cooperativa!