Cooperativas de crédito impulsionam formação de jovens com educação financeira

Comprometidas com o desenvolvimento sustentável e com a construção de um futuro financeiro mais consciente, as cooperativas de crédito estão se destacando como importantes agentes na formação cidadã de crianças, adolescentes e jovens adultos em todo o Brasil. Programas como o CooperaEduca e o Integração Juventude, da Confebras, são exemplos de como o cooperativismo vai além da oferta de produtos financeiros e investe na educação como ferramenta de transformação social.

Em live realizada pela Confebras durante a 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), o especialista em educação financeira e palestrante Diogo Angioleti apresentou dados que chamam a atenção: 47% dos jovens não controlam suas finanças e 37% já estão endividados antes dos 24 anos. Entre as principais causas, segundo ele, estão o consumo impulsivo, a influência das redes sociais e o desconhecimento sobre o uso adequado do crédito.

 

 

“Quase metade dos jovens não possui nenhuma ferramenta de controle financeiro, e o que chama atenção é que, muitas vezes, precisam se endividar para poder adquirir algo ao invés de poupar. Seria muito mais saudável guardar o dinheiro. Então, há uma necessidade de entender mais porque essa vida financeira iniciante já tem começado com endividamento”, ressaltou Angioleti durante a palestra transmitida ao vivo no Youtube da Confebras.

Referência nacional em educação financeira, o presidente da Confebras, Luiz Lesse Moura Santos, destaca a importância desse conhecimento para a formação de cidadãos conscientes e preparados para lidar com suas finanças. “Educação financeira não é só sobre contas, planilhas ou investimentos. É sobre escolhas, emoções e, principalmente, futuro. É exatamente por acreditar nisso que a Confebras investe desde cedo na formação de novos hábitos relacionados ao dinheiro”.

 

CooperaEduca: educação desde a infância

Uma das iniciativas da Confederação é o CooperaEduca, voltado para crianças entre 6 e 12 anos, que busca desenvolver a consciência financeira, a cooperação e a responsabilidade socioambiental. Desde 2012, o programa já impactou mais de 90 mil estudantes do Ensino Fundamental, com ações realizadas por cooperativas financeiras em escolas, creches e comunidades.

O CooperaEduca é baseado nos quatro pilares da educação global – aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser – e também na política dos 5 R’s da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar).

Compromisso com o futuro

Segundo Lesse, formar jovens mais conscientes, críticos e preparados financeiramente é um passo fundamental não apenas para resultados individuais, mas para a construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável.

Com esse foco, a Confebras realiza, há vários anos, o projeto Integração Juventude, como parte da programação oficial do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred). A iniciativa reúne jovens estudantes em palestras e atividades interativas sobre cooperativismo, educação financeira e sustentabilidade, entre outros temas.

Este ano, pela primeira vez, o programa também terá uma edição durante o 5º Fórum Integrativo Confebras, que será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, em João Pessoa (PB). “O investimento na formação de crianças e jovens é estratégico para o presente e o futuro das cooperativas. Quando a gente fala em cuidar da educação financeira dos jovens, a gente está falando sobre cuidar da sustentabilidade do nosso sistema, formando cidadãos conscientes, com capacidade crítica e visão de longo prazo”, afirma Lesse.

O 5º Fórum Integrativo Confebras está com inscrições abertas. Faça parte dos debates, workshops e da construção de soluções para os principais desafios do cooperativismo financeiro brasileiro. Acesse: https://forumintegrativo.coop.br/ e garanta a participação da sua cooperativa.

Assista à palestra de Diogo Angioleti promovida pela Confebras durante a Semana ENEF

Palestra com Diogo Anderson Angioleti – ao vivo – 14 de maio às 14h

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais sobre o assunto:

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.