Em sessão realizada na terça-feira (30/05), os deputados estaduais aprovaram a ementa que altera a Lei nº 4.059 de maio de 2017, de autoria do deputado Hermínio Coelho que dispõe sobre a contratação de vigilância armada vinte e quatro horas nas agências bancárias públicas e privadas do Estado de Rondônia.
Durante a votação, os cooperados e funcionários do Sicoob Norte lotaram a plenária com faixas de apoio às cooperativas. Com a aprovação da ementa, as cooperativas de crédito foram excluídas da exigência legal, por serem instituições sem fins lucrativos.
Para justificar a exclusão das cooperativas, a ementa aprovada traz o argumento de que “embora fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil, essas instituições trabalham somente com seus associados. A exigência de manter a vigilância armada diuturnamente acarretaria excessiva despesas não suportadas pelas cooperativas em seu ramo de negócios, com evidentes prejuízos aos cooperados”.
O deputado Leo Moraes ressaltou o esforço do Presidente do Sistema OCB-RO, Salatiel Rodrigues, para promover o desenvolvimento por meio do cooperativismo. “O cooperativismo modificou a forma de trabalho e salvou o comércio ao seu redor, fomentando a economia que circula na própria comunidade”, enfatizou o deputado.
Outro que se posicionou favorável ao pedido das cooperativas foi o deputado Adelino Folador, que destacou a importância do trabalho das cooperativas para as regiões mais distantes dos centros comerciais.
Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing Sicoob Norte