Escolha uma Página

 Gestão de crédito nas cooperativas: tema de novo livro da Editora Confebras 

 

Apresentar conceitos e as melhores práticas relacionadas ao macroprocesso de concessão de crédito, a partir da ótica das instituições financeiras cooperativistas, foi o que motivou o autor e especialista no cooperativismo financeiro Euder Antonio Lopes na produção do livro “Gestão e Análise de Crédito nas Instituições Financeiras Cooperativas”. Lançado em novembro pela Editora Confebras, durante o 3º Fórum Integrativo Confebras Digital, o livro é uma oportunidade para dirigentes e colaboradores cooperativistas ampliarem conhecimento e desenvolverem habilidades.   

 

O conteúdo reúne conceitos essenciais para o aperfeiçoamento de competências profissionais relacionadas ao macroprocesso do crédito. Também é abordado o processo formalístico, que segundo o autor é fundamental para aumentar a eficiência e a eficácia das políticas de cobrança e recuperação junto aos cooperados inadimplentes. Os capítulos apresentam desde a entrevista para o acatamento das propostas, passando pela realização das visitas técnicas, defesa do pleito, análise de viabilidade técnica, formalização e liberação do crédito ao cooperado.  

 

Outro ponto relevante presente na obra é o artigo sobre o papel das novas tecnologias dentro da gestão do risco de crédito nas instituições financeiras cooperativas, de Hugo Ferreira, parceiro do autor e que atua na vanguarda do sistema de cooperativas de crédito. Este conteúdo, de acordo com Euder, serve ainda para mostrar a constante evolução tecnológica e, de modo bem particular, a sua influência nos processos de gestão das cooperativas brasileiras.  

 

O livro é resultado da experiência prática de Lopes em consonância com a realidade das cooperativas de crédito do País, como explica o autor. “Sabemos que muitas cooperativas sofreram e ainda sofrem com o grande impacto da falta de gestão dessa área, razão pela qual algumas instituições sucumbiram ao longo do tempo. É importante lembrar que a gestão do risco é um dos pontos mais relevantes da supervisão realizada pelos órgãos de regulação e controle”, reforça.   

 

Sobre o autor 

Euder Antonio Lopes, mineiro, percorreu todo o País prestando serviços técnicos especializados de consultoria e instrutoria, com ênfase para o ramo de instituições financeiras cooperativas, onde qualificou milhares de alunos em quase todos os sistemas cooperativos do Brasil em cursos para formação de dirigentes e gestão e análise de crédito. Atualmente, é empresário do ramo de educação, com 27 anos de experiência – 12 anos como técnico-gestor do Sebrae Minas e há 15 anos como gerente, superintendente e conselheiro de cooperativas de crédito do Sicoob.