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Marcio Nami dá dicas sobre a aplicação da PNL no Cooperativismo

Metodologia que estuda o aprendizado comportamental, a Programação Neurolinguística ou, simplesmente, PNL, ajuda a compreender como o cérebro percebe, codifica, organiza e armazena informações, em termos de experiências. Esse processo define as relações da pessoa com o meio ambiente, potencializando a percepção e a linguagem. A aplicação das técnicas de PNL se mostra indispensável e um atalho eficiente para a geração de resultados e consolidação de relacionamentos, inclusive no Cooperativismo.

A convite da Confebras, o ex-conselheiro Marcio Nami, co-autor ao lado de Viviane Lauren, do livro “PNL & Cooperativismo – Ferramentas para o sucesso da gestão”, lançado pela Editora Confebras, selecionou quatro dicas práticas extraídas da obra. No livro, os autores defendem a PNL como uma nova forma de comunicação para líderes e participantes do sistema cooperativista, pois permite a eles potencializarem a interação, a busca por soluções e resultados, bem como torna mais fluida a comunicação em todas as suas dimensões.

“A PNL (Programação Neurolinguística) é um diferencial competitivo eficiente e focado em pessoas e suas particularidades. A aplicação de suas técnicas possibilita aumentar a assertividade da comunicação, gerar maior compreensão de fatos e cenários, ampliar a utilização da escuta ativa e levar os relacionamentos interpessoais a níveis elevados”, pontua Nami.

Sobre Marcio Nami

  • Administrador (Unisul) e economista (FAA);
  • Mestre em Gestão e Estratégia (UFRJ);
  • Practitioner em PNL;
  • Especialista em Coaching;
  • Constelador sistêmico;
  • Diretor da Ponto C Consultoria;
  • Membro fundador do IBECOOP – Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo;
  • Ex-Conselheiro da Confebras – Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito – por dois mandatos;
  • Autor dos livros: “Viabilidade das Cooperativas Abertas” , “Visões do Cooperativismo” e “Views of Cooperativism”(versão em inglês), “PNL e Cooperativismo – Ferramentas para o sucesso da gestão”, “Geração Coach”, “Metacooperar” e “Ciclos do Poder Empreendedor”.

Confira as quatro dicas listadas pelo autor:

  1. Os números são ótimos para grandes amostragens. Ou seja, para entender o mercado. Mas hoje, momento em que cada cliente é uma “ilha”, com seus desejos e anseios, captar seu comportamento em particular virou o verdadeiro diferencial competitivo.
  2. Ver a realidade dos fatos. Como o consumidor realmente se comporta, entender o que ele quer, oferecer soluções na exata medida das suas necessidades.
  3. A Economia Comportamental é um novo olhar sobre a economia, onde percebe-se que as pessoas decidem com base em hábitos, experiência pessoal e regras práticas simplificadas. Compreender esse universo significa entender nosso comportamento na essência.
  4. O mais curioso do comportamento é entender que rejeitamos aquilo que desconhecemos. E quando começamos a conhecer sobre determinado assunto podemos, potencialmente, mudar e muito a nossa visão e resultados.

Se você gostou das dicas e tem interesse em ler a obra completa, o livro “PNL & Cooperativismo – Ferramentas para o sucesso da gestão” está disponível no site da Editora Confebras.

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