O 14º Concred reúne mais de 5 mil participantes e tem intensa programação até sexta-feira em Pernambuco
O Recife é sede da 14ª edição do Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito -Concred, até sexta-feira (12). O maior encontro da categoria na América Latina acontece presencialmente, após dois anos de pandemia, ocupa todo o Centro de Convenções de Pernambuco e reúne, de forma híbrida, mais de 5 mil participantes. A programação foi aberta na noite da quarta-feira (10.08) pelo presidente da Confebras, Moacir Krambeck, anfitrião do evento, com a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto e do diretor e presidente do Sebrae Carlos Melles, além de outras autoridades e lideranças do sistema financeiro e cooperativista.
O encontro acontece em um momento marcante para o cooperativismo de crédito. Com quase 10% de representação no Sistema Financeiro Nacional, o setor tem crescido exponencialmente nos últimos anos e deve ganhar ainda mais representatividade em um novo cenário. Em julho, o Senado aprovou por unanimidade o projeto de lei complementar que vai promover a reformulação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, o PLP 27/2020. O Projeto atualiza os termos da Lei Complementar 130/2009.
Na iminência de ser sancionado pelo presidente da república, as mudanças sugeridas pelo PL garantem mais segurança jurídica nas perspectivas de atividades e negócios; organização sistêmica; e gestão de governança do modelo de cooperativismo de crédito vigente no Brasil. Após a sanção, vai permitir, entre outras mudanças, a gestão de recursos oficiais ou de fundos públicos ou privados por cooperativas de crédito, contanto que sejam para concessão de garantias aos associados em operações com a própria cooperativa gestora ou com terceiros.
É mais um marco do setor que está em curso no País. O PLP 27/2020 e as mudanças que ele prevê foram mote da maioria dos discursos de abertura do CONCRED: “Temos grande expectativa em relação ao setor cooperativista. Acreditamos no que estamos construindo”, declarou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O BC, inclusive, acaba de lançar uma trilha de conhecimento para servidores e uma cartilha básica, que serão disponibilizadas para quem se interessar em saber mais sobre a dinâmica do cooperativismo de crédito no Brasil. A democratização e inclusão financeira foram defendidas como bandeiras do SFN, com a citação de exemplos de iniciativas recentes como o PIX e o Open Finance, pelo diretor de Fiscalização do BC, Paulo Sérgio Neves de Souza.
Futuro e essência do cooperativismo
O tema central do congresso é “Futuros Plurais e a Essência Humana: horizontes do Cooperativismo Financeiro rumo à Sociedade 5.0”. Serão 62 palestrantes tratando sobre temas atuais e tendências, como inovação, governança, inclusão, diversidade, tecnologia, liderança, sustentabilidade e ESG. “O Concred leva a mensagem mais importante do segmento: as cooperativas são feitas por pessoas e para pessoas”, pontua o presidente da Confebras, Moacir Krambeck.
O evento também celebra os 120 anos do cooperativismo de crédito no Brasil, com uma exposição desenhada especialmente para marcar a data. “O Congresso pretende ser um divisor de águas na história do cooperativismo, especialmente pela sua realização na região Nordeste”, aponta Krambeck. O Nordeste tem 33% dos municípios do Brasil e apenas 12% são assistidos por cooperativas. Os números demonstram que a Região ainda tem muito potencial de expansão. No Brasil, são mais de 14,6 milhões de cooperados (entre pessoas físicas e jurídicas) e 818 cooperativas singulares, com mais de 8 mil pontos de atendimento.
O 14º Concred é realizado pela Confebras em parceria com o Sicoob Central Nordeste e com apoio do Sistema OCB-PE.
A programação completa do evento está disponível no site: www.confebrasdigital.coop.br.
A imprensa pode ter acesso gratuito à programação inscrevendo-se pelo link: https://conteudo.confebras.coop.br/credenciamento-imprensa-14-concred