Conheça como a Confederação vai ajudar filiadas e todo Cooperativismo Crédito a dar o grande passo da sustentabilidade organizacional!
O conceito ESG – do inglês Environmental, Social and Governance – vem se consolidando como o caminho mais viável e adequado quando falamos de políticas de gestão responsável no universo corporativo.
Traduzida para o português como Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa, a visão está totalmente em sintonia com o cooperativismo, que tem em suas raízes a economia solidária e humanista, além da preservação na natureza.
Como protagonista do Cooperativismo Financeiro do país, a Confebras tem o compromisso de desenvolver o seu programa ESG. A jornada está prestes a começar e terá como ponto alto a entrega do Prêmio Concred ESG, durante a décima quinta edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito, em 2024.
“Estamos muito orgulhosos em trabalhar a sustentabilidade, a partir de seus conceitos mais modernos e sob o olhar das tendências globais. Queremos conhecer o que nossas filiadas vêm desenvolvendo na área ESG e estimular ações inovadoras. Esse é um programa enriquecedor e no qual contamos com a curadoria de Claudia Leite, uma das principais especialistas e incentivadoras do tema”, sintetiza o presidente da Confebras, Moacir Krambeck.
Entendendo os passos da jornada
A primeira fase do Programa Confebras ESG – nomeada Comprometimento – vai até o final de 2022. Inclui ações educativas e de construção de conhecimento junto às instituições filiadas à Confederação, direta ou indiretamente, bem como outras cooperativas financeiras que tenham interesse em participar.
Em um cronograma já traçado e que conta com a participação direta da curadora do programa, serão oferecidos cursos virtuais, workshops, lives, usando material didático especialmente desenvolvido para o projeto.
O grande momento dessa fase inicial acontece no 14º Concred, agendado para o período entre 10 e 12 agosto, em Recife. Os primeiros resultados do entendimento do que é ser ESG e a importância de aderir ao novo modelo serão apresentados na palestra de Claudia Leite no evento.
O congresso também marcará o lançamento do Prêmio Concred ESG, dando início à fase dois do Programa – chamada de Engajamento. Será um momento dedicado à continuidade das ações inspiracionais, com determinação de régua de aprendizado e estímulo ao desenvolvimento de estratégias ESG de maneira transversal, refletindo em ações concretas e metas claras a serem atingidas.
Dessa forma, filiadas e o cooperativismo de crédito como um todo estarão se preparando para a terceira fase, de Consolidação, que contempla o primeiro concurso a destacar os melhores resultados de projetos implantados do cooperativismo financeiro com base na tríade social, ambiental e de governança, tudo apoiado por um regulamento.
Boas ações serão reconhecidas
O objetivo da premiação é estimular e valorizar a adoção das melhores práticas de gestão por parte do cooperativismo de crédito, a partir de valores éticos e morais, e o compromisso com o futuro do planeta e das novas gerações.
Ainda estão previstas, em 2023, ações de engajamento e acompanhamento das iniciativas desenvolvidas pelas filiadas e outras cooperativas financeiras participantes que poderão, inclusive, contratar mentoria com a curadora do programa.
Os projetos em execução que se destacarem serão premiados no 15º Concred, a partir da análise de um corpo de jurados especializado.
“Será uma grande oportunidade para o nosso setor dar um enorme salto em termos de governança e preservação do meio ambiente, com uma postura firme e uma atuação clara para o desenvolvimento social das comunidades que nos rodeiam”, detalha a superintendente da Confebras, Telma Galletti.
Acesse o site completo para mais informações do congresso!