Luiz Lesse assume presidência da Confebras com experiência e visão estratégica

A história do novo presidente da Confebras com o cooperativismo começa em uma pequena sala do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no início dos anos 1980. Servidor de carreira da instituição, Luiz Lesse de Moura Santos se juntou a 23 colegas para fundar a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo do Pessoal do Ministério da Agricultura (Coominagri).

Arquivo Sicoob Executivo

A ideia era formalizar a união dos servidores em busca de crédito com taxas justas, o que nem sempre se encontrava nos bancos. “Em toda a Esplanada, eram comuns grupos de funcionários de ministérios que arrecadavam dinheiro com os colegas ao longo dos meses, para repartir o montante no final do ano entre os que tinham contribuído. Sabíamos que a melhor opção era o cooperativismo e, assim, criamos a primeira cooperativa de crédito do Distrito Federal”, lembra Lesse.

 

Instalada inicialmente em uma sala cedida pelo ministério, a Coominagri cresceu, conquistou a confiança dos servidores e os ajudou a atravessar crises como a hiperinflação e o confisco da poupança. Anos depois, ampliou sua base de cooperados para atender a funcionários de outros ministérios, mudou de nome para Sicoob Servidores e, finalmente, para Sicoob Executivo.

Orgulhoso de fazer parte da cooperativa desde sua fundação, Lesse é atualmente diretor-presidente do Sicoob Executivo. Ao longo de sua trajetória, também participou da fundação do Bancoob e da Sicoob Confederação e integrou o Conselho de Administração do Sicoob Planalto Central – hoje Sicoob Nova Central.

 

Economista e analista de sistemas, servidor aposentado do Ministério da Agricultura, Lesse é especialista em Elaboração e Análise de Projetos pelo Centro de Treinamento para o Desenvolvimento Econômico (Cendec/Ipea); em Gestão de Cooperativas de Crédito pela Associação Nacional dos Bancos Estaduais (Asbace-ATP); e em Convergência Internacional e Ponderação de Ativos e Níveis de Capital pela Fundação Educacional da Confederação Latino-Americana de Cooperativas de Crédito (Colac).

Estudioso das transformações do cooperativismo financeiro pelo mundo, Lesse participou de diversas missões internacionais para conhecer as melhores práticas desse modelo de negócios e atuou como representante do Brasil na Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM).

 

Novo ciclo 

Com essa trajetória e reconhecido entre cooperativistas de todo o País por sua capacidade de negociação, liderança acolhedora e de pensamento estratégico, Luiz Lesse assume a presidência da Confebras para o período 2025-2027.

 

“Aceito esta missão com alegria e confiança de que será um trabalho coletivo, de intercooperação, para seguir fortalecendo as cooperativas financeiras em todo o Brasil. Com quase 40 anos de atuação em defesa dos interesses do segmento cooperativista, a Confebras é uma instituição estratégica para ampliar a relevância do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo [SNCC]. Conto com os colegas cooperativistas para construir uma jornada de conquistas e honrar o legado deixado por grandes nomes que já passaram pelo cargo”, afirmou.

 

Nos últimos anos, Lesse atuou como vice-presidente da Confederação, ao lado do então presidente Moacir Krambeck, e esteve à frente de projetos como a plataforma de intercooperação Confebras UNE e o BC UNEVozes, canal de diálogo entre as cooperativas e o Banco Central do Brasil, promovido pela Confebras.

Agora, irá liderar a Confederação em um momento-chave, o Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas em reconhecimento ao papel do cooperativismo para a construção de um mundo mais justo, próspero e sustentável.

“Sempre digo que, para cada problema socioeconômico, existe uma solução cooperativista. Temos que aproveitar a visibilidade de 2025 como Ano Internacional para mostrar à sociedade como nossa forma de fazer negócios gera impacto positivo para as comunidades. As cooperativas de crédito já estão promovendo uma transformação no Brasil por meio da inclusão e da educação financeira, e iremos trabalhar para fortalecer essa missão”.

 

Veja a biografia completa de Luiz Lesse Moura Santos, novo presidente da Confebras: 

 

Natural de Custódia (PE), economista formado pela Faculdade União Educacional de Brasília (Uneb), com especialização em Análise de Sistemas pela Secretaria de Informática do Ministério da Agricultura e Abastecimento; em Elaboração e Análise de Projetos pelo Centro de Treinamento para o Desenvolvimento Econômico (CENDEC/Ipea); em Gestão de Cooperativas de Crédito pela Associação Nacional dos Bancos Estaduais (Asbace-ATP); em Convergência Internacional e Ponderação de Ativos e Níveis de Capital pela Fundação Educacional da Confederação Latino Americana de Cooperativas de Crédito (Colac); e MBA em Gestão de Cooperativas pela  PUC-Minas (em andamento).

Foi um dos mentores e fundadores da Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Planalto Central Ltda. – Sicoob Planalto Central, hoje Sicoob Nova Central, tendo sido diretor financeiro por dois mandatos e presidente por um mandato. Foi um dos fundadores do Banco Cooperativo do Brasil – Banco Sicoob, membro do Comitê dos Controladores do Banco Sicoob e Coordenador do Comitê de Tecnologia do Sicoob.

Também foi fundador e vice-presidente da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob – Sicoob Confederação, órgão de cúpula do Sistema Sicoob; e conselheiro de Administração e diretor Financeiro da Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCB/DF).

Economista aposentado do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde exerceu, entre outras atividades, a coordenação do Procrédito – Programa de Fortalecimento, Expansão e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo da pasta. Também exerceu a representação do Brasil na Reunião Especializada de Cooperativismo no Mercosul (RECM) para os assuntos relacionados ao cooperativismo.

Participou de vários cursos e missões de estudos nacionais e internacionais para conhecer o cooperativismo de crédito nos Estados Unidos, Canadá, Costa Rica, Panamá, França, Suíça, Portugal, Alemanha, Espanha, Itália, Holanda, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.

Autor do Programa de Educação Financeira do Sicoob Executivo, onde já ministrou inúmeras palestras e cursos sobre o tema da educação financeira, abordando a gestão das finanças pessoais, planejamento financeiro pessoal e familiar e independência financeira pessoal. Além da presidência da Confebras, atualmente, Luiz Lese é diretor presidente do Sicoob Executivo.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais sobre o assunto:

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.