Os resultados do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), realizado em agosto, em Belo Horizonte, já ressoam nas cooperativas financeiras de todo o Brasil, com a aplicação do aprendizado e da troca de experiências no dia a dia das instituições.
Para fortalecer esse legado e garantir que os participantes possam rever os principais conteúdos do congresso, a Confebras disponibilizou o acesso online a oito painéis e conferências sobre temas fundamentais para o desenvolvimento do coop financeiro para todos os congressistas inscritos no 15º Concred.
Os conteúdos fizeram parte da programação ampla e diversificada que, por três dias, transformou Belo Horizonte na capital do cooperativismo de crédito brasileiro. Ao todo, cerca de 100 especialistas conduziram debates sobre os principais desafios do presente e do futuro do cooperativismo financeiro para seguir crescendo de forma sustentável e resiliente em meio ao cenário de transformações tecnológicas exponenciais.
O 15º Concred entrou para a história como o maior evento do cooperativismo de crédito do mundo, com seis mil participantes, entre congressistas e estudantes convidados para o projeto Integração Juventude.
“Além desse alcance inédito, o 15º Concred também tornou-se um marco pelos debates de alto nível, com a presença de lideranças no nosso segmento e de outras instituições que prestigiaram o coop financeiro. Como a programação foi intensa e muitas atividades ocorreram simultaneamente, decidimos disponibilizar o acesso online, na íntegra, a alguns painéis que consideramos fundamentais para as nossas cooperativas”, afirma a superintendente da Confebras, Telma Galletti.
O acesso aos conteúdos selecionados do 15º Concred será feito pela plataforma de transmissão online Yazo. Os participantes devem entrar no site com o login e senha utilizados no app 15º Concred durante os dias do evento. Os inscritos na versão digital também terão acesso à plataforma.
“Esperamos que os congressistas aproveitem mais essa oportunidade de aprendizado e possam ver ou rever debates importantes do 15º Concred para seguir trabalhando pelo crescimento do nosso modelo de negócio. Mais do que um evento de três dias, o Concred é uma inspiração sobre os rumos do nosso modelo de negócio e queremos manter os debates sobre temas como ESG, regulamentação e representação institucional do cooperativismo financeiro na agenda permanente das nossas coooperativas”, acrescentou Telma Galletti.
Além das palestras e conferências, os episódios do ConectCoop gravados durante o 15º Concred, com entrevistas exclusivas, também estarão disponíveis na plataforma.
Conheça os painéis e palestras do 15º Concred disponíveis na plataforma digital:
Liderança inspiradora: estratégia ESG na prática
Convidados:
César Bochi – Diretor Presidente do Banco e Confederação Sicredi;
Ênio Meinen – Diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob;
Cledir Magri – Presidente da Cresol; e
Farid Milet – Diretor de negócios do Sistema CrediSIS.
Mediadora: Cláudia Leite
Em clima de intercooperação, representantes de grandes sistemas cooperativistas de crédito brasileiros compartilharam experiências ESG – ações ambientais, sociais e de governança – de suas instituições e abordaram temas como o impacto das cooperativas na sociedade, no meio ambiente e a relação com os colaboradores.
Política Monetária do Banco Central do Brasil
Gabriel Galípolo – Diretor de Política Monetária do Banco Central
Em uma apresentação na plenária principal do 15º Concred, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, destacou o papel das cooperativas de crédito para o desenvolvimento sustentável em um mundo globalizado e ressaltou que o segmento é parte da agenda estratégica do Banco Central para a ampliação da inclusão financeira no país.
Atuação e defesa do cooperativismo de crédito
Tania Zanella – Superintendente da OCB e Remaclo Fischer – Presidente do Conselho de Administração da Unicred do Brasil.
A mobilização do cooperativismo brasileiro pela garantia constitucional dos diferenciais tributários das cooperativas na Reforma Tributária foi destaque no painel. A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, afirmou que as cooperativas de crédito não estão sozinhas na defesa do seu modelo de negócio e que a mobilização será mantida na tramitação das leis que regulamentam a Reforma.
Ailton de Aquino Santos – Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil
O diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil, Ailton de Aquino Santos, destacou o papel da legislação e da regulamentação para promover a inovação no Sistema Financeiro Nacional e afirmou que as cooperativas de crédito são estratégicas nesse processo.
Parcerias com propósito e seus impactos positivos no cooperativismo de crédito
Convidados:
César Saut – Vice-presidente corporativo da Icatu Seguros;
Bruno Oliveira – Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Adiq; e
Vanessa Antunes Rodrigues – Vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Visa
Mediador: Ivo Lara Rodrigues (FNCC)
O desenvolvimento do cooperativismo financeiro brasileiro conta com o apoio de parceiros estratégicos e instituições que acreditam no potencial de impacto do nosso modelo de negócio para uma economia mais sustentável para as pessoas e o meio ambiente.
Convidados:
Kedson Macedo – Representante das Cooperativas Independentes no GT do Ceco e Diretor Executivo da Cooperforte;
Flavia Ikuta – Diretora BIP Brasil;
Thalyta Lima Duarte – Especialista em contabilidade financeira da Ailos, membro da Câmara Temática de Assuntos Contábeis do Ceco.
As cooperativas de crédito brasileiras estão em plena jornada de readequação de critérios contábeis para atender a padrões internacionais previstos na Resolução CMN 4.966/2021, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Durante o 15º Concred, especialistas apresentaram um panorama dos processos necessários para atender à norma, que entra em vigor em janeiro de 2025.
Confebras Une – Conectando redes: a força da intercooperação para um futuro sustentável
Moacir Krambeck – Presidente da Confebras; e Telma Galletti – Superintendente da Confebras.
A Confebras lançou oficialmente durante o 15º Concred o Confebras UNE, uma plataforma de soluções compartilhadas para o cooperativismo financeiro. A iniciativa vai tirar a intercooperação do papel e fazer com que sistemas, centrais e cooperativas financeiras independentes atuem em rede, compartilhando conhecimento, infraestrutura, serviços e soluções, ganhando escala e competitividade.
Alavancando Negócios com o Sebrae: Fampe e crédito consciente
Antonio Valdir Oliveira Filho – Gerente de Capitalização e Serviços Financeiro do Sebrae Nacional
Parceiro estratégico do cooperativismo financeiro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aposta no Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) para alavancar o crédito para empreendedores por meio das cooperativas. Até 2030, o Sebrae quer alcançar uma carteira de crédito de R$30 bilhões garantidos pelo Fampe, e conta com as cooperativas financeiras para operacionalizar os recursos.
Para qualquer dúvida sobre o acesso, nossa equipe técnica está à disposição pelo e-mail: eventos@confebras.coop.br