Intercâmbio Confebras tem novos destinos e metodologia atualizada

Você já imaginou expandir seus horizontes, aprender com especialistas internacionais e vivenciar as melhores práticas do cooperativismo financeiro em escolas de negócios renomadas? O Programa de Capacitação Executiva Intercâmbio Confebras viabiliza experiências como essas para cooperativistas brasileiros há mais de 20 anos e inaugura, em 2025, uma nova abordagem para viagens de estudo ainda mais enriquecedoras. A nova fase inclui destinos inéditos e atualização da metodologia de aprendizado para atender às mais recentes demandas do mercado.

Entre as novidades, estão turmas para formação executiva na Irlanda, Áustria, Suíça, Portugal, Baviera (Alemanha) e um destino nacional histórico para o cooperativismo financeiro brasileiro: Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, berço do nosso modelo de negócios no país.

 

“Com roteiros atualizados e uma metodologia de aprendizado interativa e prática, os programas foram reformulados para atender às demandas do mercado cooperativista atual, proporcionando experiências de imersão que redefinem o aprendizado no cooperativismo”, explica a coordenadora do Programa de Capacitação Executiva Intercâmbio Confebras, Brunna Barbosa.

 

O calendário de formação executiva de 2025 também inclui destinos reconhecidos do cooperativismo financeiro mundial, como Alemanha, País Basco, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos. O programa oferece turmas abertas, in company (exclusivas para uma cooperativa) e de incentivo (como premiações oferecidas por coops para seus colaboradores).

Conexão com o coop mundial 

Em todas as modalidades, o Intercâmbio Confebras oferece uma imersão real nas melhores práticas  do cooperativismo financeiro, combinando aulas em escolas de negócio reconhecidas, visitas técnicas à cooperativas e instituições de referência, workshops, encontros com especialistas no assunto, além de networking com cooperativistas do Brasil e de outros países.

 

 

A equipe especializada garante o suporte aos participantes em todas as etapas da formação executiva, da preparação da viagem até a emissão de certificados, garantindo que a experiência de capacitação internacional seja completa.

“Nosso foco é garantir que os participantes aproveitem ao máximo o aprendizado e a imersão para trazer novas perspectivas para suas cooperativas e fortalecer o segmento cooperativista financeiro no Brasil. Para isso, desenvolvemos uma metodologia exclusiva que potencializa o aprendizado, enriquecendo a capacitação executiva, pessoal e profissional de cada um”, destaca Brunna Barbosa.

 


 

O que o Programa de Capacitação Executiva Intercâmbio Confebras oferece:

Orientação e preparação: 

A Confebras fornece informações detalhadas sobre o destino, agenda de atividades, logística e dicas para uma experiência enriquecedora. Além disso, a equipe do programa facilita e orienta a retirada dos documentos necessários para a viagem.

Acompanhamento durante o intercâmbio

Durante a viagem, a Confebras mantém um canal de comunicação aberto com os participantes, oferecendo suporte sempre que necessário, seja para resolver questões burocráticas ou para auxiliar em situações inesperadas.

Certificação e reconhecimento

Ao final do intercâmbio, a Confebras auxilia na emissão de certificados e na documentação necessária para comprovar a participação, a experiência e os conhecimentos adquiridos.

Aprendizado na prática 

Em 2024, o presidente do Sicoob MaxiCrédito, Ivair Luiz Filippi Chiella, participou de uma formação executiva do Intercâmbio Confebras no Canadá, onde conheceu de perto o Modelo Desjardins, primeira experiência de cooperativismo financeiro nas Américas e referência em gestão e inovação. Segundo ele, a viagem de estudos foi um marco em sua trajetória cooperativista.

“Não há palavras para descrever o quão importante foi participar dessa capacitação internacional com o Intercâmbio Confebras. Não só como experiência pessoal, mas também pelo impacto para a nossa cooperativa. A Confebras nos deu todo o suporte e a equipe estava sempre pronta para nos atender. Eu não domino o inglês, nem o francês e, com o apoio da tradução oferecida no programa, pude acompanhar todos os conteúdos”, destaca.

Turmas abertas 

As turmas do Programa de Capacitação Executiva Intercâmbio Confebras para 2025 estão abertas, com destinos que abrangem formações em várias áreas de interesse do cooperativismo financeiro. Acesse o calendário e programe-se para uma experiência internacional de capacitação.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais sobre o assunto:

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.