Integração Juventude viabiliza doação de telescópio à escola da Paraíba

O projeto Integração Juventude, desenvolvido pela Confebras, tem rendido frutos que vão muito além da educação financeira. Na última edição, realizada durante o 5º Fórum Integrativo, em João Pessoa (PB), um dos resultados foi a doação de um telescópio para uma escola pública no interior da Paraíba. Desenvolvido no Projeto Saturno, o equipamento foi sorteado durante o evento e entregue no dia 10 de dezembro.

“O Integração Juventude visa aproximar os jovens do cooperativismo financeiro, oferecendo educação financeira, palestras, debates e o contato direto com o mundo cooperativo. Ao lado de iniciativas como o Projeto Saturno, também temos conseguido ir além dessas metas e mostrar o compromisso do cooperativismo com a comunidade em outras frentes”, destaca o presidente da Confebras, Luiz Lesse Moura Santos.

O telescópio foi doado por Gildário Lima, fundador da Tron Robótica Educativa e do Projeto Saturno. Durante o Fórum, o equipamento foi sorteado entre as escolas e instituições participantes da Arena Integração Juventude, iniciativa da Confebras que, nesta edição, impactou cerca de 1,2 mil estudantes, proporcionando experiências de aprendizagem e capacitação voltadas ao cooperativismo financeiro.

O Instituto Unimed, contemplado no sorteio, realizou a doação do telescópio à EECIT Professor Raul Córdula, localizada em Campina Grande (PB), ampliando o alcance educacional e social da ação. A entrega contou com a presença do presidente do Instituto Unimed, Dr. Fernando A. Florêncio, acompanhado pelo gestor administrativo Rafael Silveira, da assistente social Manoela Feitosa e da analista Raquel Bandão. O diretor da escola, Igor Weslley Machado, a psicóloga Maricelia Borba e o estudante Airon Ferreira de Queiroz receberam a instrumento de observação de céu em nome dos alunos.

“Receber esse telescópio foi um momento muito especial para todos nós. Não é apenas um equipamento que chega à escola, é uma oportunidade a mais de despertar curiosidade, aprendizado e sonhos nos nossos estudantes. A educação se constrói de forma coletiva, com pessoas e instituições que acreditam no poder transformador do conhecimento. Obrigado à Confebras por caminhar junto com a nossa escola e acreditar na educação”, afirmou Machado.

A analista de Educação da Confebras, Ana Vandore, destacou a importância da iniciativa para promover o conhecimento e criar oportunidades reais para crianças e jovens. “O Integração Juventude tem esse propósito: conectar educação, cooperativismo e desenvolvimento social, mostrando que o conhecimento é uma das ferramentas mais poderosas de transformação”.

Projeto Saturno
O telescópio doado à escola participante do Integração Juventude foi desenvolvido pelo Projeto Saturno, que prevê a democratização do uso desses equipamentos em escolas brasileiras. O modelo foi inventado pelo físico Isaac Newton e adaptado para o projeto por estudantes da rede pública do Piauí em uma versão minimalista, mais simples e fácil de montar.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais sobre o assunto:

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.