Até o dia 23 de abril de 2024, as cooperativas financeiras que implementaram ações ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance) nos últimos cinco anos podem inscrever seus projetos no Prêmio PropseraCoop.
O prêmio foi criado pela Confebras para reconhecer a atuação estratégica das cooperativas na transformação do modelo cooperativista em um negócio cada vez mais sustentável nos pilares ambiental, social e de governança.
Ainiciativa vai premiar as melhores práticas de sustentabilidade promovidas pelas cooperativas financeiras de todo o país em quatro categorias: Meio Ambiente, Social, Governança e Finanças Sustentáveis.
Agências sustentáveis, programas de educação financeira, divulgação de resultados em relatórios com padrão internacional, oferta de linhas de crédito verde. Todas essas ações são exemplos reais de projetos implementados por cooperativas financeiras dentro da agenda ESG e que podem ser registrados no prêmio.
Ser sustentável faz parte da essência do cooperativismo. E o ESG é um conceito que ajuda as cooperativas a comprovar essa performance sustentável com indicadores. Há muitos bons projetos cooperativistas de responsabilidade ambiental, social e de governança, além de experiências com finanças sustentáveis, em todo o país, e é preciso destacar essas iniciativas para mostrar à sociedade mais esse diferencial do nosso modelo de negócio”, afirma a superintendente da Confebras, Telma Galletti.
O Prêmio PropseraCoop é aberto a todas as cooperativas financeiras sediadas em território nacional e que se encontrem em funcionamento regular. Podem ser inscritos projetos ESG implementados nos últimos cinco anos. Cada cooperativa pode registrar um projeto por categoria. O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site https://premioprospera.coop.br/
O primeiro passo para participar é identificar em que categoria do Prêmio ProsperaCoop as iniciativas ESG da sua cooperativa se enquadram. Conheça alguns projetos elegíveis em cada categoria:
Meio Ambiente
Práticas de conservação ambiental e atuação em temas como: mudanças climáticas, redução das emissões de carbono e da poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética, gestão de resíduos e escassez de água, entre outros.
Social
Se refere à relação da cooperativa com as pessoas que fazem parte do seu universo e envolve questões como: satisfação dos clientes, proteção de dados e privacidade, diversidade e inclusão, engajamento, relacionamento com a comunidade, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, entre outros.
Governança
Tem como base medidas relacionadas à administração das cooperativas. Envolve composição dos conselhos (diversidade e representatividade), estrutura do comitê de auditoria, conduta corporativa, remuneração de executivos, relações com entidades do governo e políticos e existência de canais de denúncias, entre outros.
Finanças Sustentáveis
Refere-se aos investimentos financeiros direcionados às atividades econômicas que contribuem com a transição para uma economia consciente e de baixo carbono, que respeitam as pessoas e preservam o meio ambiente, com a incorporação dos temas ESG às análises de investimento e aos processos de tomada de decisão, entre outros.
Premiação no 15º Concred
Cada categoria do Prêmio ProperaCoop terá três premiados, classificados em 1º, 2º e 3º lugares. Os vencedores receberão um Troféu de Reconhecimento entregue pelo escritor britânico John Elkington, referência mundial em responsabilidade corporativa e desenvolvimento sustentável, durante a abertura do 15º Concred, em Belo Horizonte, no dia 7 de agosto de 2024.
Os vencedores também terão um espaço na programação do Concred para apresentação dos projetos para o público do congresso. Além disso, os projetos premiados serão publicados no e-book Melhores Práticas Sustentáveis do Cooperativismo de Crédito Brasileiro, editado pela Confebras, e divulgados no site e redes sociais da instituição.
Prêmio ProsperaCoop
Inscrições até 23/04/2024
https://premioprospera.coop.br/