fbpx

Cooperativas financeiras são as mais reconhecidas pelos brasileiros

Quando os brasileiros pensam em cooperativismo, eles lembram primeiro das cooperativas financeiras. É o que revela a Pesquisa de Imagem do Cooperativismo 2023, realizada pelo Sistema OCB.

Das cinco cooperativas mais lembradas pelos entrevistados na pesquisa, as duas primeiras são do ramo Crédito: Sicoob, com 17% de menções espontâneas; e Sicredi, com 16%. Além disso, de acordo com o levantamento, mais da metade dos brasileiros (52%) afirma já ter tido contato com uma cooperativa de crédito.

“O cooperativismo financeiro está onde as pessoas precisam e acompanha os cooperados em momentos importantes, como a busca por crédito na hora de investir na produção, para empreender ou para realizar o sonho da casa própria. Temos muito orgulho de fazer parte da vida dos brasileiros e esse reconhecimento na pesquisa mostra que estamos no caminho certo”, afirma o presidente da Confebras, Moacir Krambeck.

Com 18,9 milhões de cooperados, as cooperativas financeiras têm a maior rede de atendimento do Sistema Financeiro Nacional, com 8,9 mil agências e postos de atendimento espalhados por 3.169 municípios. Além disso, estão ao lado dos cooperados 24 horas por dia por meio dos canais digitais, com tecnologias de atendimento inovadoras e acessíveis.

A presença de uma cooperativa financeira em um município aumenta a inclusão bancária, a geração de empregos e movimenta a economia local. Segundo estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), as cidades brasileiras com presença de cooperativas financeiras têm Produto Interno Bruto (PIB) per capita 5,6% maior que as demais e número de estabelecimentos comerciais 15,7% superior.

Percepção 

A Pesquisa de Imagem do Cooperativismo 2023 ouviu 11.522 pessoas, em uma amostra representativa da população brasileira, composta por homens e mulheres de diversas faixas etárias, escolaridade e níveis de renda, de todos os estados do país.

O levantamento mostrou que cada vez mais brasileiros conhecem o cooperativismo e sabem o que ele representa. Para 88% dos entrevistados, o coop é considerado atual, inovador ou moderno; e a maioria concorda que o cooperativismo é bom para os cooperados e está relacionado à integridade e honestidade.

A pesquisa também demonstra que o grau de conhecimento da população brasileira sobre o cooperativismo aumentou nos últimos anos. Em 2023, 77% afirmaram conhecer pelo menos uma cooperativa; em 2018, esse percentual havia sido de 44%.

 

Sobre os diferenciais do modelo cooperativista, 54,8% dos entrevistados sabem que o cooperativismo é um modelo de negócio coletivo; 53,4% acreditam que o coop gera trabalho e renda e 51,3% concordam que as cooperativas ajudam a economia local.

Reconhecimento internacional 

As cooperativas financeiras brasileiras também são destaque internacional e apareceram mais uma vez entre os primeiros colocados do ranking global Melhores Bancos do Mundo, produzido pela revista Forbes.

A lista destaca as instituições financeiras que conseguiram manter a confiança dos consumidores e atender às necessidades de seus clientes em meio à atual situação econômica global.

O Sicoob e o Sicredi aparecem no ranking entre as cinco melhores instituições financeiras do Brasil, mostrando que é possível aliar resultados e compromisso com as pessoas e comunidades.

Para elaborar o ranking, a Forbes realizou mais de 49 mil entrevistas em 33 países. A pesquisa ouviu os participantes sobre confiabilidade, termos e condições da prestação de serviços, atendimento ao cliente, serviços digitais e qualidade do aconselhamento financeiro das instituições financeiras com as quais têm relacionamento.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais sobre o assunto:

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.