A produção de conhecimento sobre o cooperativismo financeiro ganhou destaque durante o 5º Fórum Integrativo Confebras, em João Pessoa (PB), com a premiação dos vencedores do Concurso COLLABCOOP. Promovida pela Confebras, a iniciativa reconheceu artigos sobre os principais desafios e oportunidades do setor, destacando contribuições relevantes para o fortalecimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Os trabalhos vencedores serão divulgados em uma revista eletrônica da Confebras, ampliando o espaço de reflexão e inovação dentro do movimento cooperativista.
O momento da premiação reuniu cooperativistas, pesquisadores e educadores que acreditam no papel transformador do conhecimento para o avanço do segmento cooperativista financeiro. O presidente da Confebras, Luiz Lesse, destacou o papel dos educadores e parabenizou todos pelo trabalho.
“Parabenizo especialmente os professores cooperativistas, que estão aqui e espalhados por todo o país”, afirmou. “Muito obrigado por nos oferecerem o que temos de mais valioso: o conhecimento. Sem vocês, não haveria médicos, engenheiros, dirigentes ou cooperativistas. A vocês, nossa eterna gratidão”.
Lesse também destacou que promover a educação e formação estão no DNA da Confebras e reforçou a importância de novas edições do COLLABCOOP para seguir estimulando a produção de conhecimento sobre o cooperativismo.
Uma das premiadas, a professora e consultora de cooperativas Ronise Figueiredo disse que o concurso representa um marco na produção científica sobre o cooperativismo financeiro. “Durante minha trajetória, pude perceber uma grande defasagem na publicação de artigos e livros sobre o cooperativismo. A iniciativa do COLLABCOOP abre novas possibilidades para que mais pessoas escrevam sobre o tema, especialmente no campo do cooperativismo de crédito”.
Segundo ela, além das premiações, o concurso também deixa um legado de referências para dirigentes, gestores, estudantes e outros públicos interessados no modelo de negócios cooperativista. “Esperamos que o COLLABCOOP entre para o calendário do cooperativismo brasileiro como o primeiro de muitos”.
Seleção
Após análise dos trabalhos inscritos, os artigos premiados se destacaram por abordar os principais desafios e oportunidades do segmento cooperativista financeiro, trazendo inovação, pesquisa e práticas de intercooperação.
Conheça os trabalhos premiados nos quatro eixos temáticos:
Eixo 1 – Intercooperação e Participação Democrática
1º lugar: A importância da participação dos colaboradores na formulação do planejamento estratégico
José Elizomar de Menezes Braga Filho – Paraíba
2º lugar: ESG, jovens e plataformas digitais: como eles se conectam com o cooperativismo?
Carolina Mussolini Celestino de Oliveira – São Paulo
3º lugar: Intercooperação em cooperativas de crédito: percepções sobre uma ferramenta de gestão de produtividade
Vitor Zambon de Souza, Amanda da Silva Lopes, Nicole Nogueira da Silva e Gabriel da Silva Reis – Rondônia
Eixo 2 – O Mundo Exponencial e Cenários Globais
1º lugar: Cooperativismo financeiro: estratégias para prosperidade em tempos de mudança
Marco Aurélio Scartezini Soares de Meirelles e Rosiane Dalacosta – Paraná
2º lugar: Redefinindo o sucesso de marca para cooperativas financeiras
Flávio Alves Pina e Levi Carneiro – Minas Gerais
3º lugar: Rejuvenescimento do quadro social – metaverso e cooperativismo
Marcio Roberto Palhares Nami – São Paulo
Eixo 3 – Governança Ambidestra e Gestão
1º lugar: Framework de maturidade ESG: um modelo para cooperativas de crédito
Gislane Napoliane Fernandes Barros, Eduardo Damião, Ubiratã Tortato e Thales Matheus Souza Reis – Paraná
2º lugar: Diversidade de gênero no conselho e ofuscação gerencial: evidências da legibilidade das cooperativas de crédito brasileiras
Arthur Frederico Lerner, Leonardo Flach e Francisco Bravo Urquiza – Rio Grande do Sul
3º lugar: Ambidestria organizacional na gestão de cooperativas de crédito: expandindo horizontes para o equilíbrio entre inovação e princípios cooperativistas
Milton Roberto de Castro Teixeira e Henrique Carivaldo de Miranda Neto – Minas Gerais
Eixo 4 – Sustentabilidade Humana, Inovação e Protagonismo
1º lugar: Inovação centrada nas pessoas no Sicoob Credicopa: o papel do protagonismo e da sustentabilidade humana no desenvolvimento cooperativista
Henrique Carivaldo de Miranda Neto e Milton Roberto de Castro Teixeira – Minas Gerais
2º lugar: Cooperativas de crédito e inclusão financeira: uma análise comparativa de municípios brasileiros
Gustavo Henrique Dias Souza, Valéria Gama Fully Bressan e Ana Maria Hermeto – Minas Gerais
3º lugar: Cooperativismo bioinspirado: lições da natureza para a sustentabilidade e inovação
Jaqueline Starosky Gonçalves – Santa Catarina
É do Nordeste!
Além de premiar os melhores artigos sobre cooperativismo financeiro, o COLLABCOOP também promoveu entre os autores o sorteio de uma experiência do Programa de Capacitação Executiva Intercâmbio Confebras. Quem levou o prêmio foi o gerente de Comunicação e Marketing da Sicredi Evolução, Elizomar Braga Filho, primeiro lugar no Eixo 1 com o artigo “A importância da participação dos colaboradores na formulação do planejamento estratégico”.
Ele dedicou a vitória à equipe: “Quero agradecer aos meus colegas, porque esse trabalho não é individual, é de todos que ajudaram a construir nosso planejamento estratégico”, disse. “Fico feliz em compartilhar este prêmio com todos vocês. Obrigado a todos, conselheiros, presidente e colegas”, concluiu.