O Ano Internacional das Cooperativas tem aberto portas para o cooperativismo em espaços políticos e institucionais, fortalecendo sua visibilidade como modelo econômico sustentável e inclusivo. No dia 22 de agosto, o reconhecimento veio da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em uma sessão solene que destacou a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento do País. A Confebras foi uma das instituições homenageadas por seu trabalho junto às cooperativas financeiras, com uma Moção de Louvor entregue ao presidente da Confederação, Luiz Lesse Moura Santos.
A sessão solene foi proposta pelo deputado Roosevelt Vilela (PL), em parceria com o Sistema OCB/DF, e reuniu lideranças cooperativistas, parlamentares e representantes do governo local. Na abertura da homenagem, Vilela destacou o papel das cooperativas para a construção de uma sociedade mais justa.
“Costumo explicar que o cooperativismo funciona como uma teia formada por vários nós, que se conectam para criar estruturas fortes. Cada pessoa é um desses nós, e eles sustentam o tecido social. A união de pessoas com o mesmo interesse econômico em uma cooperativa tem impacto para uma melhor qualidade de vida dos cooperados e, consequentemente, para a sociedade”, comparou o parlamentar.
No Brasil, as cooperativas fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas. De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2025, o País conta com 4.384 cooperativas, que reúnem 25,8 milhões de cooperados e geram mais de 578 mil empregos diretos.
O presidente do Sistema OCB/DF, Remy Gorga Neto, agradeceu a parceria com o Poder Legislativo e enfatizou o momento de visibilidade internacional para o cooperativismo. “Como diz a ONU [Organização das Nações Unidas], ‘as cooperativas constroem um mundo melhor’. Isso quer dizer que, cada um de nós, das cooperativas do DF, está fazendo sua parte nessa transformação”.
Homenagem à Confebras
Durante a solenidade, cooperativas e instituições cooperativistas foram homenageadas com a Moção de Louvor, reconhecimento concedido pela CLDF a cidadãos e organizações que contribuem de forma relevante para a sociedade. A Confebras recebeu o título por seu trabalho pelo fortalecimento das cooperativas de crédito.
“A Confebras tem atuado, em âmbito nacional, na defesa e promoção do cooperativismo financeiro, que hoje atende milhões de brasileiros em todo o País. O setor se consolida como a maior rede de atendimento financeiro do Brasil, presente em cidades onde, muitas vezes, não há instituição bancária disponível”, destacou o presidente da Confebras, Luiz Lesse.
O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Rafael Bueno, destacou a importância das cooperativas financeiras no apoio aos produtores rurais, garantindo acesso a crédito para custeio e investimento.
“As cooperativas têm trazido suporte para o setor do agro, com juros mais baixos e condições facilitadas, permitindo que o produtor invista, custeie suas atividades e promova o desenvolvimento, a geração de emprego e de renda para o campo e para a cidade”, pontuou.
Além da Confebras, outras 18 organizações cooperativistas foram homenageadas durante a sessão solene.