A Confebras deu mais um passo para alinhar as cooperativas financeiras às melhores práticas de sustentabilidade com o início do curso Formação em ESG, em conjunto com a Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e em parceria com o Sescoop Nacional.
A aula inaugural foi realizada na primeira semana de dezembro, com a participação do presidente da Confebras, Moacir Krambeck; da superintendente, Telma Galletti; da gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop Nacional, Débora Ingrisano; das coordenadoras do curso, Daniele Farfus e Mari Regina Anastasio; além dos 30 participantes de 13 cooperativas filiadas e instituições cooperativistas inscritos na capacitação.
“É nosso papel agregar valor ao desenvolvimento do cooperativismo, e a agenda ESG é um caminho necessário para isso. Com essa nova formação, queremos aliar a geração de valor econômico às questões ambientais, sociais e de governança, evidenciando a responsabilidade e o comprometimento com as pessoas que caracterizam o cooperativismo”, afirmou Krambeck.
Desenvolvida pela Escola de Negócios da PUC-PR, uma das mais importantes do País e reconhecida por capacitações com foco no cooperativismo, a Formação em ESG abrange um panorama atualizado sobre a agenda da sustentabilidade, sua aplicação no mundo dos negócios e a importância para a competitividade e resiliência das organizações.
“Compreender a importância do ESG requer uma leitura sistêmica do mundo, no qual o crescimento populacional e, por consequência, o aumento dos processos produtivos e de consumo acelerou aspectos como a degradação ambiental e o uso irrestrito de recursos naturais não renováveis. As empresas socialmente responsáveis olham para essa realidade e colocam em seu planejamento estratégico o cuidado com aspectos ambientais, muitas vezes, tornando-se referência e ampliando o seu escopo para a área social e financeira, abrangendo, assim, o tripé da sustentabilidade”, destacou a coordenadora da área de Educação Executiva da PUC-PR e professora do curso, Daniele Farfus.
As aulas da Formação em ESG são online e o curso terá duração de 184 horas, distribuídas em cinco módulos práticos e teóricos: Nivelamento Executivo, Trilha Eixo Governança, Trilha Eixo Ambiental, Trilha Eixo Social e Cadernos GRI (Global Reporting Initiative). A formação é destinada a lideranças e colaboradores de cooperativas filiadas à Confebras e tem 30 inscritos.
Resultados concretos
Para apoiar as cooperativas a colocar em prática os pilares ambiental, social e de governança, a metodologia do curso foi estruturada para que os participantes aprendam a construir um plano de ação ESG para suas cooperativas. Entre as atividades, o programa inclui etapas presenciais para elaboração de planejamento estratégico e treinamento de comunicação para definir e mensurar indicadores nas três áreas.
“Esperamos que essa parceria gere bons resultados e possamos atingir o objetivo principal desta formação, que é fortalecer as cooperativas financeiras por meio da implementação de programas de ESG que demonstrem à sociedade o compromisso do nosso modelo de negócio com o desenvolvimento sustentável, inclusivo e ético”, afirmou Telma Galletti.
Um dos participantes do curso, o diretor Administrativo e Financeiro do Sicoob Nova Central, Newton Brum, afirma que capacitar as cooperativas financeiras para a agenda ESG é fundamental para mantê-las atualizadas em relação às novas demandas do mercado e às normas regulatórias que exigem comprovação de critérios de sustentabilidade na concessão de crédito.
Brum diz que o conhecimento adquirido durante a Formação em ESG será multiplicado em ações que irão impactar as 23 cooperativas ligadas ao Sicoob Nova Central. “As diretrizes de atuação e os modelos de planos de sustentabilidade da central são replicados pelas demais instituições vinculadas. Essa iniciativa da Confebras demonstra seu compromisso com as cooperativas e especialmente com a pauta ESG, a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável das comunidades que o sistema cooperativo alcança”, destacou.
Jornada
A Formação em ESG faz parte da Jornada ProsperaCoop: Prosperidade com Sustentabilidade, um conjunto de iniciativas lançado em 2022 pela Confebras para fortalecer as ações ESG no cooperativismo financeiro.
Além de cursos e materiais informativos, em 2024 o programa premiou as melhores iniciativas das cooperativas financeiras brasileiras nas áreas de Meio Ambiente, Social, Governança e Finanças Sustentáveis, com o Prêmio ProsperaCoop. Os vencedores receberam os troféus das mãos do autor e consultor britânico John Elkington, considerado o “pai da sustentabilidade”, durante o 15º Concred, em Belo Horizonte.