Luiz Lesse substituirá Moacir Krambeck na liderança da instituição
Na noite de 14 de abril foi realizada em Brasília (DF) a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2025 da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), com a participação de 53,6% das 41 atuais cooperativas filiadas. Por unanimidade, foram aprovados a Prestação de Contas e o Relatório de Gestão de 2024, bem como o Plano de Trabalho para o biênio 2025-2027, cujos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da entidade foram eleitos na mesma Assembleia.
Durante a reunião, foi apresentado um panorama das principais realizações da Confebras no ano passado, como as novas funcionalidades das plataformas Confebras EaD e BureauCoop; o Programa de Formação Executiva Intercâmbio Confebras; o CooperaEduca; o portal de intercooperação Confebras UNE; e os projetos BC UNEVozes, Integração Juventude e a Editora Confebras, além de eventos como o 15º Concred – Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito, realizado em Belo Horizonte e que reuniu quase 6 mil participantes; o Prêmio ProsperaCoop e o Concurso COLLABCOOP.
Para o próximo biênio, o Plano de Trabalho aprovado prevê, entre outros pontos, liderar ações e eventos para promover a intercooperação entre entes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC); fortalecer o relacionamento com as filiadas; contribuir para o inteiro cumprimento do Plano de Atividades do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito do Sistema OCB (CECO); e desenvolver ações e parcerias para fortalecer a educação financeira, além de nova metodologia de intercâmbios – em parceria com instituições internacionais –, entre outras ações.
Eleição
Em substituição a Moacir Krambeck, que presidiu a diretoria e o Conselho de Administração da Confebras nos últimos quatro anos, foi eleito o atual vice-presidente, Luiz Lesse Moura Santos, diretor-presidente do Sicoob Executivo.
Pernambucano, formado em Economia e Análise de Sistemas, Lesse tem especialização em Elaboração e Análise de Projetos pelo Centro de Treinamento para o Desenvolvimento Econômico (Cendec/Ipea); em Gestão de Cooperativas de Crédito pela Associação Nacional dos Bancos Estaduais (Asbace-ATP); em Convergência Internacional e Ponderação de Ativos e Níveis de Capital pela Fundação Educacional da Confederação Latino-Americana de Cooperativas de Crédito (Colac); e está concluindo MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito na Fundação Pedro Leopoldo.
Durante a assembleia, o novo presidente falou sobre os desafios a serem enfrentados nos próximos anos e seu compromisso de trabalhar com dedicação pelo avanço do cooperativismo financeiro no País. “Nós, cooperativistas, vivemos de desafios a cada dia. É uma honra assumir hoje a presidência da Confebras, que é uma instituição pela qual tenho um carinho e dedicação muito grande. Quero assumir aqui um compromisso com todo o cooperativismo financeiro: determinação, comprometimento e muito esforço não faltarão a mim e nem aos outros membros do Conselho eleito hoje. Vamos trabalhar juntos para fortalecer o cooperativismo financeiro e a intercooperação”, afirmou.
Legado
O reconhecido líder Moacir Krambeck deixou uma missão para o novo Conselho que assume a gestão da Confebras para o período de 2025 a 2027: “Deixo ao novo Conselho eleito a responsabilidade de fazer mais pelo cooperativismo de crédito do que já foi feito até hoje”. Ele também destacou o quanto a Confebras tem trabalhado em prol das cooperativas financeiras, seja por meio da oferta de cursos de capacitação, programas de intercooperação ou eventos como o Concred que, no ano passado, alcançou o mérito de ser o maior congresso de cooperativismo de crédito do mundo.
A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, ressaltou a perseverança e liderança de Krambeck e afirmou que ele é uma inspiração para o cooperativismo brasileiro. “Gostaria de parabenizar o trabalho da Confebras e do presidente que hoje encerra o mandato, Moacir Krambeck, um cooperativista raiz, que nos chama para a realidade: somos um modelo de negócios diferente, com foco em pessoas; é isso que nos torna fortes”. Em seu pronunciamento, Tania Zanella também ressaltou a importância da intercooperação para gerar resultados de excelência para as cooperativas, o que ela espera que se fortaleça na gestão de Luiz Lesse.
Telma Galetti, superintendente da Confebras, apresentou o Relatório de Gestão 2024 na assembleia e lembrou que um dos destaques da Confebras em 2024 foi a parceria realizada com o Banco Central do Brasil para o ciclo de palestras BC UNEVozes, que está aproximando o órgão regulador das cooperativas de crédito. “Foram cinco encontros online que reuniram 1,2 mil cooperativistas e 15 especialistas do Banco Central”, detalhou.
Para finalizar, o presidente do Sistema OCB/DF, Remy Gorga, destacou o papel da Confebras para a convergência e o fortalecimento da sinergia entre as coops de crédito do Brasil. “Parabenizo à nova diretoria pela eleição e desejo muito sucesso a todos. Fica também minha homenagem a Moacir Krambeck e a tudo que ele representa para o cooperativismo financeiro”.
Ao final da assembleia, Moacir Krambeck, que está à frente da Confebras desde 2021, foi homenageado pela equipe de colaboradores com uma mensagem que lembrou sua longa trajetória dentro do cooperativismo e uma placa que simboliza sua dedicação à instituição.
Novo Conselho de Administração Confebras
Presidente | Luiz Lesse Moura Santos (Sicoob Executivo) |
Vice-presidente | Donizete José (Central CrediSIS) |
Diretor | Celso Ramos Régis (Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia) |
Conselheiros |
Cledir Assisio Magri (Cresol Confederação)
Edmir Deberaldini (Central Unicred do Brasil) Francisco Rao Sicoob (Sicoob Central Cecresp) Ivo Lara Rodrigues (Federação Nacional das Cooperativas de Crédito – FNCC) |
Novo Conselho Fiscal Confebras
Conselheiros efetivos | Roberta de Souza Caldas (Central Ailos)
Rodrigo Matheus Silva de Moraes (Sicoob Central São Paulo) Zeir Ascari (Sicredi Cerrado GO) |
Conselheiros suplentes |
João Batista Bartoli de Noronha (Sicoob Central Crediminas)
Tatiany Alves de Moraes (Credestiva) Rui de Assis Vasconcelos (CNAC) |
História
A Confebras foi a primeira Confederação do setor criada no Brasil, em 1986, e completará 40 anos em 2026. Sua missão é fortalecer as lideranças do cooperativismo de crédito, com ênfase na geração e disseminação do conhecimento, no aperfeiçoamento da gestão e no apoio aos negócios. Para tanto, incentivamos e praticamos a intercooperação com todos os integrantes do SNCC.
A Confebras encerrou o ano de 2024 com 39 cooperativas filiadas, que somam mais de 430 instituições indiretamente, e representam mais de 9 milhões de cooperados e cooperadas em todo o país, ou seja, 47,13% do SNCC. Busca auxiliar as cooperativas e sistemas filiados em todos os procedimentos, orientando e fomentando a capacitação e o crescimento dos negócios cooperativistas.