Um marco histórico para o cooperativismo financeiro brasileiro. Este é o melhor resumo para o 15º Concred, realizado em Belo Horizonte (MG), de 7 a 9 de agosto de 2024. Com 6 mil participantes, entre congressistas, palestrantes, representantes governamentais e do mercado, parceiros históricos do cooperativismo e jovens estudantes convidados, o congresso se consolidou como o maior evento mundial do cooperativismo de crédito.
Em três dias de programação inovadora e diversificada, o Expominas, principal centro de convenções da capital mineira, foi palco de informações, troca de conhecimentos e reflexões sobre as perspectivas para o futuro do cooperativismo financeiro em diversas áreas, de regulamentação à inteligência artificial; de cenários econômicos a lideranças inspiradoras. Com o tema central “A Sustentabilidade Humana e o Mundo Exponencial: Construir o Futuro em Tempos de Transformação”, o 15º Concred debateu as mudanças velozes vividas no mundo e os impactos em negócios sustentáveis como as cooperativas financeiras.
Mais de 100 especialistas, entre palestrantes e mediadores renomados, passaram pelo palco principal e pelas salas de conferências, além de palestras e debates em 12 espaços interconectados, como a Arena 360º, a Arena 5.0, a Arena Integração Juventude e os espaços ConcredTech e ConnectCoop.
Na abertura, a presença de autoridades e grandes lideranças nacionais do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) mostrou a força e a relevância das instituições financeiras cooperativas para o desenvolvimento do país. A cerimônia também foi marcada por homenagens emocionantes ao primeiro presidente da Confebras e atual presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato; ao consultor Harold Espínola, ex-chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas em Instituições não Bancárias do Banco Central do Brasil (Desuc); e ao presidente da Confebras, Moacir Krambeck.
“O cooperativismo é uma filosofia e um modo de vida. E não haverá vida se não houver comprometimento com a sustentabilidade humana e ambiental. Acredito que juntos somos mais fortes e podemos alcançar, com mais força e entusiasmo, a felicidade coletiva e o bem estar de todos. O cooperativismo precisa estar ávido por novidades”, afirmou Krambeck.
Logo na primeira noite, em uma das palestras mais esperadas do 15º Concred, o convidado especial, autor e consultor britânico John Elkington — o pai da sustentabilidade — explicou a necessidade de reinventar o capitalismo para sobreviver em um novo cenário volátil e incerto, decorrente das recentes transformações, destacando o papel das cooperativas de crédito nesse contexto. O compromisso das cooperativas financeiras brasileiras com a sustentabilidade também teve destaque com a entrega do Prêmio ProsperaCoop, que reconheceu as melhores iniciativas ESG e de Finanças Sustentáveis do coop financeiro. Vale destacar: o 15º Concred foi um evento Carbono
Neutro e Resíduo Zero, com redução e neutralização das emissões de carbono geradas no congresso em todos os processos.
DIVERSIDADE TEMÁTICA
Em debates e conferências que mobilizaram o público pelos corredores do Expominas e despertaram reflexões, o 15º Concred destacou o avanço da inteligência artificial e os desafios do uso dessa ferramenta; a formação de lideranças inspiradoras e resilientes que valorizem os diferenciais do cooperativismo e consolidem um modelo de negócio justo e inclusivo, e até o papel da felicidade na construção de cooperativas mais competitivas.
Com a presença de parceiros históricos do cooperativismo de crédito brasileiro, como o Sistema OCB, Banco Central do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o 15º Concred promoveu o compartilhamento de informações sobre oportunidades de negócios, atualizações regulatórias, novos cenários digitais e papel das coops na conjuntura econômica nacional.
A renovação e o futuro do cooperativismo também tiveram lugar no 15º Concred! Em mais uma edição realizada pela Confebras, o espaço Integração Juventude se consolidou como um ambiente de formação e interação com novos cooperativistas. Em Belo Horizonte, batemos recorde de participação, com três mil jovens estudantes que aproveitaram as palestras, atividades lúdicas e ensinamentos sobre educação financeira e o coop.
Como já é tradição, o 15º Concred também foi cenário de muitos encontros entre cooperativistas de várias partes do país. Nesta edição, os lugares preferidos para networking e boas conversas foram a Feira de Negócios Cooperativistas e o Espaço Elo de Intercooperação. Entre uma palestra e outra, os congressistas também puderam apreciar a exposição “Das Minas às Gerais”, com imagens feitas pelo fotógrafo Milton Lima exclusivamente para o 15º Concred.
Para fechar com chave de ouro, o evento foi encerrado com uma palestra do ator e escritor Miguel Falabella e um show surpresa com a cantora Paula Fernandes.
NOVIDADES E LEGADO
Realizadora do evento, a Confebras também lançou durante o congresso o CollaCoop, concurso de artigos científicos para estimular a produção de conhecimento sobre o cooperativismo de crédito, que terá inscrições abertas a partir de 15 de outubro; colocou no ar o portal Confebras UNE, uma plataforma de compartilhamento de soluções entre cooperativas singulares independentes, centrais e sistemas; e apresentou lançamentos da Editora Confebras, entre eles o livro Cooração — A história de Moacir Krambeck, um líder cooperativista guiado pelo coração, da autora Roberta Caldas
A superintendente da Confebras, Telma Galletti, destacou os investimentos de mais de 70 instituições no 15º Concred e afirmou que o legado do evento impactará o cooperativismo financeiro no curto, médio e longo prazos.
“O Concred de Belo Horizonte ficará marcado como uma edição histórica não só pelo tamanho, mas pela qualidade dos debates e pela força da intercooperação em prol de um futuro cada vez mais sustentável para os negócios das nossas cooperativas. Foram três dias de muito aprendizado, reflexões e inspirações ao lado de parceiros que acreditam no cooperativismo financeiro como uma ferramenta para o desenvolvimento do país. E já saímos daqui de olho no futuro, no próximo Concred”, ressaltou.
O 16º Concred será realizado em Goiânia, capital de Goiás, em 2026.
SOBRE O CONCRED
O 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred) é um evento organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras); correalização do SICOOB; apoio institucional do Sistema Ocemg e do Banco Central do Brasil; patrocínio master do Sistema OCB; patrocínio do Sebrae e BNDES — banco de desenvolvimento do Governo Federal. A iniciativa conta com investimento de todos os sistemas de cooperativas de crédito e outros parceiros, totalizando cerca de 70 organizações que acreditam no evento e no poder transformador do coop financeiro.