Prêmio ProsperaCoop reconhece boas práticas ESG das cooperativas de crédito

Em meio à crescente preocupação global com as mudanças climáticas e seus impactos para a economia e a sociedade, a sustentabilidade é um dos eixos estratégicos para a longevidade das instituições financeiras. No cooperativismo de crédito, essa agenda deixou de ser tendência e se consolida como um ativo do segmento para gerar valor com equilíbrio social e ambiental. São iniciativas com esse perfil que poderão ser reconhecidas na 2ª edição do Prêmio ProsperaCoop, promovido pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) para valorizar as melhores práticas de sustentabilidade socioambiental e de governança no cooperativismo financeiro.

“Ao alinhar desempenho financeiro à responsabilidade com as comunidades e os territórios onde atuam, as cooperativas de crédito reforçam sua perenidade, aumentam a confiança dos cooperados e se posicionam de maneira consistente diante de reguladores, investidores e da sociedade. Reconhecer quem lidera esse movimento não é apenas uma celebração, mas uma necessidade para inspirar todo o setor”, destaca o presidente da Confebras, Luiz Lesse Moura Santos.

 

O Prêmio ProsperaCoop integra os pilares Ambiental, Social e Governança (ESG), alinhados aos valores do cooperativismo e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O lançamento da segunda edição foi realizado nesta terça-feira (10/02) pela superintendente da Confebras, Telma Galletti, e pela consultora Claudia Leite, diretora na HILO Estratégia e Propósito. As cooperativas de crédito poderão inscrever seus projetos de 18 de fevereiro a 10 de abril de 2026.

 

“A Confebras acredita que cooperar é sim cuidar das pessoas, de comunidades, do meio-ambiente e das próximas gerações e o Prêmio ProsperaCoop representa isso; é um reconhecimento que vira ação, a ação que vira impacto e esse impacto fortalece todo o nosso ecossistema”, enfatizou a superintendente da Confebras, Telma Galletti, durante a live de transmissão.

 

Durante a apresentação do prêmio, Claudia Leite – consultora com mais de 25 anos de experiência em sustentabilidade corporativa – destacou que os fatores ESG não são apenas uma tendência, mas uma demanda crescente de cooperados e partes interessadas, acelerada nos últimos anos pela crise climática. Segundo a especialista, a aplicação do conceito em ações práticas pelas cooperativas fortalece a reputação do segmento e gera valor para o negócio e para a sociedade.

 

“A gente precisa dar essa visibilidade e inspirar outras cooperativas, até pelo princípio da intercooperação. A gente sabe que isso existe em diferentes esferas e temos que fortalecer cada vez mais esse princípio. Então, uma inspira a outra e contribui, além de compartilhar como se faz. Isso posiciona o cooperativismo como um todo, especialmente o cooperativismo de crédito, como agente de transformação sustentável no Brasil, fazendo com que o crédito gere esses benefícios, promova o bem e acelere a transformação de que nós precisamos na realidade local”, explicou Claudia Leite.

 

Da teoria à prática cooperativista

 

O prêmio integra a Jornada ProsperaCoop, idealizada pela Confebras em 2021, e tem apoio institucional do Banco Central do Brasil. Este ano, premiará práticas sustentáveis de excelência desenvolvidas pelas cooperativas financeiras brasileiras até janeiro de 2024, em três categorias:

Meio Ambiente: práticas que promovem a preservação dos recursos naturais, a mitigação dos impactos ambientais e o uso responsável do meio ambiente, alinhadas à responsabilidade e à consciência ambiental.

Social: iniciativas que fortalecem as relações com pessoas e comunidades, promovendo inclusão, equidade, direitos humanos, engajamento e desenvolvimento social sustentável.

Governança: práticas que asseguram uma gestão ética, transparente e participativa, com decisões responsáveis, integridade institucional e incorporação dos princípios ESG na estratégia e na gestão da cooperativa.

Os melhores projetos das três categorias serão premiados durante a solenidade de abertura do 16º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), que será realizado de 26 a 28 de agosto, em Goiânia (GO). Além do troféu, as iniciativas integrarão o e-book Melhores Práticas Sustentáveis do Cooperativismo de Crédito Brasileiro, organizado pela Editora Confebras.

Em 2024, os vencedores da primeira edição do Prêmio ProsperaCoop receberam os troféus das mãos do consultor e escritor britânico John Elkington, considerado o “pai do conceito de sustentabilidade”.

 

Como se inscrever no Prêmio ProsperaCoop 2026:

As inscrições serão gratuitas e realizadas unicamente por meio do preenchimento

do formulário de inscrição, disponível a partir do dia 18 de fevereiro de 2026 no site do Prêmio ProsperaCoop.

 

1 – Atenção ao regulamento

O ponto de partida é acessar o site oficial e ler atentamente o regulamento. O documento traz todas as regras de elegibilidade, detalhamento das categorias, critérios de pontuação da Comissão Avaliadora e documentos exigidos.

2 – Selecione projetos estratégicos 

O prêmio avalia três frentes: Meio Ambiente, Social e Governança. Analise o portfólio da sua cooperativa realizado até janeiro de 2024 e identifique qual iniciativa possui os indicadores de impacto mais sólidos. Cada cooperativa pode inscrever um projeto por categoria.

3 – Organize as evidências 

A validação das boas práticas ESG depende da comprovação documental. Reúna relatórios, fotos, vídeos, depoimentos e dados quantitativos que demonstrem a efetividade da ação. Consolide as informações em arquivos organizados (PDF) para anexar à plataforma.

4 – Envio de vídeo 

Em até dois minutos,  grave um vídeo que  comprove sua execução, sem a exigência de produção profissional — registros feitos com celular são suficientes. Caso opte por essa gravação, atente-se para a posição horizontal do aparelho. O vídeo deve estar disponível em um link público, hospedado em plataformas como OneDrive ou YouTube, sem senha ou qualquer tipo de restrição de acesso. Para concluir corretamente a inscrição, é indispensável que esse link seja obrigatoriamente inserido no processo de inscrição.

5 – Imagens

Envie até 4 imagens em alta resolução, que dialoguem com a proposta e a execução do trabalho. O formulário de inscrição disponibiliza um campo específico para o envio das imagens, que devem estar nos formatos JPEG, GIF ou PDF. Atenção: não serão aceitas inscrições enviadas por e-mail, em formato físico, ou em arquivos PDF ou Word encaminhados fora do sistema. A submissão deve ser feita exclusivamente por meio do link oficial do formulário de inscrição.

6 – Não deixe para a última hora 

O prazo de inscrições termina no dia 10 de abril de 2026 às 23h59. Organize seu cronograma interno para submeter os projetos com antecedência, evitando imprevistos técnicos ou falta de documentação.

É válido ressaltar que as informações apresentadas deverão ser verdadeiras e precisas, com linguagem clara e compreensível para evitar interpretações e conclusões equivocadas.

Além disso, para tornar o processo mais simples e acessível nesta edição, a Confebras utilizará uma plataforma digital para as inscrições. O ambiente on-line facilitará tanto o processo de submissão dos projetos quanto a organização e análise dos materiais pela comissão avaliadora. O link para acesso à plataforma estará disponível a partir do dia 18 de fevereiro.


Serviço

Prêmio ProsperaCoop 2026

Período de inscrições dos projetos: 18/02 a 10/04/2026

Premiação: Solenidade de abertura do 16º Concred, dia 26/08, em Goiânia (GO)

Apoio institucional: Banco Central do Brasil

Acesse o regulamento completo no site oficial

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais sobre o assunto:

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.