A 5ª edição da Olimpíada do Bem Público (OBP) convida estudantes de ensino médio de todo o País a buscar soluções inovadoras para desafios sociais em um concurso de redação com inscrições abertas até 30 de setembro. Com apoio da Confebras, a iniciativa premiará três jovens com participação no projeto Integração Juventude, a ser realizado, durante o 16º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), em Goiânia (GO), em 2026.
O tema da 5ª OBP é “Cooperação em Prol do Bem Público: Caminho e Inspiração para Transformações na Sociedade”, alinhado ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento ao papel do cooperativismo para a construção de um futuro mais próspero, sustentável e inclusivo.

A participação no concurso é gratuita e aberta a estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Na inscrição, cada participante deverá indicar um professor orientador. Todas as informações estão disponíveis no site oficial da OBP.
A OBP 2025 será dividida em duas etapas: na primeira, os candidatos inscritos enviarão suas redações sobre o tema até 10 de outubro de 2025. Os textos serão avaliados com base em critérios como gramática, adequação ao tema, clareza e coesão, além de originalidade e criatividade. Na segunda fase, 90 redações selecionadas serão apresentadas por seus autores no Pitch do Bem Público, em que farão a defesa oral dos argumentos e responderão a perguntas de uma banca avaliadora.
A coordenadora executiva da OBP, Elvira Cruvinel, afirma que o concurso é uma oportunidade para que os jovens do País demonstrem seu compromisso com a construção do futuro e proponham soluções para o bem público.
“Convidamos os estudantes a refletir sobre valores que sustentam a nossa sociedade, como justiça social, equidade e participação cidadã. Que eles possam trazer ideias que fortaleçam tudo isso e mostrem como a cooperação pode fazer a diferença para construir um mundo melhor”, destaca.
Reconhecimento
Os autores das melhores redações e seus professores orientadores serão premiados com medalhas (ouro, prata e bronze) e certificados. Além disso, os vencedores da categoria 3º ano do ensino médio poderão receber bolsas de estudos para os cursos de Administração Pública ou Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do concurso. A divulgação dos medalhistas está prevista para ocorrer em dezembro e a premiação, em fevereiro de 2026.

A Confebras, uma das instituições apoiadoras da OBP, também vai premiar três estudantes medalhistas de ouro e seus orientadores com a participação no Integração Juventude, que integra o Concred, maior evento do cooperativismo financeiro da América Latina. Em sua 16º edição, o congresso será realizado em Goiânia.
“O Integração Juventude é uma oportunidade única de conexão do público jovem com os princípios e valores do cooperativismo, por isso a Confebras tem orgulho de oferecer essa oportunidade a estudantes vencedores da Olimpíada do Bem Público. No Ano Internacional das Cooperativas, é fundamental que uma iniciativa como essa promova a reflexão sobre a importância da cooperação para o bem-estar coletivo e o desenvolvimento com inclusão”, afirma o presidente da Confebras, Luiz Lesse.
Serviço
Olimpíada do Bem Público 2025
Inscrições abertas até 30 de setembro
Acesse o site e confira edital completo