Sessão solene marca as comemorações do Coops Day 2025 e do Ano Internacional das Cooperativas
Parlamentares, representantes do governo federal e lideranças do cooperativismo se reuniram em Brasília, na semana passada (8/07), para celebrar a força do cooperativismo brasileiro. Eles participaram de uma sessão solene, na Câmara dos Deputados, em homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo (CoopsDay), comemorado no primeiro sábado de julho. A iniciativa, proposta pelo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Arnaldo Jardim (SP), e pela deputada Bia Kicis (DF), reforçou a importância do modelo cooperativista para a construção de um mundo melhor — tema do Ano Internacional das Cooperativas, um reconhecimento da ONU ao trabalho desenvolvido pelas cooperativas para a atingimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Aqui, no Brasil, as cooperativas fazem parte do cotidiano de 23,4 milhões de cooperados. Destes, aproximadamente 21,3 milhões (91%) estão associados a uma cooperativa financeira. De acordo com o BureauCoop — plataforma de inteligência de dados desenvolvida pela Confebras —, existem 753 cooperativas de crédito espalhadas pelo Brasil. Juntas, elas formam a maior rede de atendimento financeiro do país, com 9,4mil pontos de atendimento.
“O cooperativismo é o mais importante agente de inclusão financeira do país”, explica Telma Galletti, superintendente da Confebras, que esteve presente na sessão solene de homenagem ao coop brasileiro. “Hoje, somos a única instituição financeira presente em 409 municípios brasileiros e somos líderes na concessão de crédito rural e no crédito a pequenas e microempresas”
Ainda de acordo com Telma, 2025 está sendo um momento muito especial para o cooperativismo que — mais do que nunca — tem sido reconhecido por seu papel estratégico para a construção de uma sociedade mais justa, próspera e inclusiva. “É de grande importância que a sociedade e os representantes dos Três Poderes da República continuem valorizando nosso modelo de negócios, já que ele está promovendo o desenvolvimento econômico sustentável de centenas de municípios, nos quatro cantos do Brasil.”
O QUE FOI DITO NA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO COOPERATIVISMO
“O cooperativismo é uma força que transforma a realidade de milhões de brasileiros. Essa sessão é mais do que uma homenagem; é um marco da união entre o Legislativo e o movimento para fortalecer ainda mais nosso trabalho.”
Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB
“O cooperativismo é um setor que gera prosperidade e inclusão social. É nosso dever assegurar que o ambiente legislativo siga favorecendo esse modelo que tanto contribui para o país. O coop é uma ferramenta de emancipação econômica e de liberdade, que já provou sua capacidade de superar pandemias, guerras e desafios climáticos.”
Arnaldo Jardim, presidente da Frencoop
“Onde há cooperativas, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é mais alto. O Brasil é referência, e precisamos valorizar ainda mais esse setor.”
Senadora Tereza Cristina (MS)
“Onde há cooperativas, o preço médio de venda é maior para o produtor e o de compra é menor para o consumidor. Isso é liberdade econômica na prática.”
Deputado Evair de Melo (ES)
“Enquanto muitas empresas não sobrevivem aos primeiros anos, as cooperativas seguem firmes e crescentes, fortalecendo o pequeno produtor, o comércio e o acesso a crédito em regiões carentes.”
Senador Izalci Lucas (DF)
Com informações do Sistema OCB.