Garanta sua vaga no Intercâmbio Confebras para um novo destino nacional: Nova Petrópolis

Capital nacional do cooperativismo foi incluída no roteiro do Programa de Capacitação Executiva para líderes e profissionais de cooperativas por ser o berço do coop financeiro no Brasil 

A cidade de Nova Petrópolis (RS) — conhecida como a “capital nacional do cooperativismo” — é o mais novo destino do Programa de Capacitação Executiva Intercâmbio Confebras. A iniciativa já levou mais de 4.500 líderes e profissionais de cooperativas para experiências transformadoras no exterior. E este ano, temos uma novidade para você: a realização de um roteiro nacional de formação executiva. E a escolha não podia ser outra, já que este é o berço do cooperativismo de crédito nacional.

 

O intercâmbio para a cidade gaúcha ocorrerá no período de 13 a 18 de maio e as inscrições podem ser feitas até 10 de abril (veja quadro abaixo). Em Nova Petrópolis, entre os dias 15 e 16 de maio, os participantes acompanharão o LegadoCoop, um novo congresso cooperativista que está sendo organizado pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis — entidade sem fins lucrativos que atua na promoção do cooperativismo por meio da educação.

O evento, que tem o patrocínio da Sicredi Pioneira e apoio da Confebras, contará com a presença de cerca de 40 palestrantes das áreas de gestão, inovação e cooperativismo. “A importância maior de realizar o LegadoCoop está no impacto, na evolução e na transformação de realidades sociais, econômicas e ambientais por meio de uma maior consciência dos líderes sobre o papel das cooperativas, além da possibilidade que todos terão de participar de um evento que vai oportunizar o debate de temas atuais e relevantes, ao mesmo tempo alicerçados na essência e história tão rica do cooperativismo”, destacou o presidente da Sicredi Pioneira e vice-presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Tiago Luiz Schmidt.

 

Contando com um palco principal, o LegadoCoop terá também um palco extra com três eventos paralelos: Mulheres que Cooperam, CoopTALKS e Diálogos de Intercooperação. Entre os temas a serem discutidos estão:

 

  • transformação digital e cultural do coop;
  • impactos da Inteligência Artificial em nossa forma de fazer negócios;
  • adoção de novas tecnologias;
  • incubação e aceleração de cooperativas; e
  • o futuro do cooperativismo.

Além de participarem do LegadoCoop, os participantes do programa desfrutarão de uma imersão na cultura cooperativista da região.

“Acreditamos que será uma excelente oportunidade para que lideranças e colaboradores do sistema cooperativista façam conexões e possam praticar a intercooperação com cooperativas de todo o país. Será uma jornada para relembrar a história do cooperativismo de crédito, debater sua relevância atual e as perspectivas do setor”, afirmou a superintendente da Confebras, Telma Galletti.

Este será o primeiro e único intercâmbio dentro do país ofertado pela Confebras em 2025. E a escolha da região se deu pela sua forte ligação com o cooperativismo. Nova Petrópolis abriga o Monumento ao Cooperativismo, por exemplo, e também museus, parques e igrejas que são símbolos da tradição cooperativista da região. Além disso, foi nesse lugar que o missionário jesuíta suíço Padre Theodor Amstad fundou a primeira cooperativa de crédito do Brasil ainda em 1902, a Sicredi Pioneira, em Linha Imperial, distrito de Nova Petrópolis.

Para a escolha deste destino nacional, é importante considerar que o Brasil tem avançado no cenário global de cooperativismo, fato que o coloca em posição de destaque e, portanto, detentor de conhecimento valioso para repassar adiante para outras cooperativas, sejam brasileiras ou internacionais.

Outro benefício importante do intercâmbio dentro do mesmo país é a maior viabilidade de adaptação de práticas e metodologias que deram certo dentro do mesmo território nacional, isto é, com cultura, hábitos de vida e cenário econômico semelhantes.

Além de levar lideranças do cooperativismo financeiro nacional para conhecer experiências de sucesso do nosso modelo de negócios dentro do Brasil, um dos objetivos da Confederação é trazer visitantes de outros países para terras brasileiras.

“O Brasil é referência mundial no cooperativismo em questões como a sustentabilidade, garantia de depósitos e a intercooperação”, enumera a superintendente da Confebras. “O acolhimento de cooperativas de fora pode trazer uma troca de experiências e conhecimentos úteis para ambas as partes e, mais do que isso, ampliar a visibilidade do cooperativismo brasileiro em âmbito mundial”.

 

ROTEIRO DO INTERCÂMBIO DE NOVA PETRÓPOLIS

  • 13 de maio – Chegada em Porto Alegre e deslocamento para Nova Petrópolis.
  • 14 de maio –  Conversa exclusiva com Tiago Schmidt presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, primeira cooperativa de crédito da América Latina;
    – Mario Konzen, ex-presidente da Sicredi Pioneira, guiará os participantes em percursos históricos da região, como o Monumento ao Cooperativismo, a Aldeia Histórica Cooperativista e o Sítio Histórico Linha Imperial. – Paulo Soares guiará os participantes na visita ao Memorial Amstad.
  • 15 e 16 de maio – Participação no LegadoCoop.
  • 17 de maio —  Gramado, município turístico situado no sul do País, também está incluído no percurso do intercâmbio Confebras.

Se quiser mais informações sobre o LegadoCoop, visite a página do evento.

 


 

SERVIÇO
Participe dessa imersão em Nova Petrópolis com a Confebras! Fale conosco pelo intercâmbio@confebras.coop.br ou no telefone 61 99962-8393.

 

 Próximos destinos

O Programa de Capacitação Executiva Intercâmbio Confebras é uma oportunidade única de troca de conhecimentos e de colaboração entre cooperativas de diferentes culturas, que tem como resultado líderes mais capacitados, conectados e engajados com os valores do cooperativismo. Nele, os participantes têm acesso a um programa de imersão nas melhores práticas cooperativistas globais, com uma programação completa que envolve visitas a cooperativas de referência, workshops e encontros com especialistas nacionais e internacionais. O objetivo é aprender, utilizando uma metodologia interativa e prática, a partir de referências do modelo de negócio cooperativo no Brasil e no mundo.

Para 2025, já estão previstos no calendário de intercâmbios Confebras visitas aos Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Suíça, Portugal, Reino Unido, Canadá e Mondragon. Para saber como fazer parte da próxima turma, acesse a página de intercâmbios da Confebras.

 

 Leitura obrigatória

Quer saber mais sobre a vida do Padre Theodor Amstad, religioso fundador do cooperativismo financeiro na América Latina? Duas obras são fundamentais nesse percurso de conhecimento: “Amstad: um visionário”, da Editora Confebras; e “Do pioneirismo ao século XXI: a história da primeira instituição financeira cooperativa da América Latina”, da Editora Sicredi Pioneira.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais sobre o assunto:

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.