Especialista defendeu equilíbrio entre tradição e inovação para fortalecer coops
As cooperativas financeiras filiadas à Confebras começaram o 15º Concred com o pé direito, em um workshop exclusivo sobre Governança Ambidestra, liderado pelo CEO e sócio-fundador do Grupo Proposito, André Caldeira.
O evento foi realizado no Holiday Inn Belo Horizonte Savassi, antes da abertura oficial do 15º Concred, no Expominas. Maior evento mundial do cooperativismo de crédito, o congresso deve reunir cerca de 3 mil pessoas em três dias de debates.
Representantes de 55 cooperativas filiadas à Confebras participaram do evento desta tarde. Especialista em gestão de pessoas, liderança e governança, Caldeira destacou a importância de equilibrar tradição com inovação para o desenvolvimento sustentável dos negócios, o que inclui as cooperativas.
“O que nos trouxe até aqui não é necessariamente o que nos levará adiante. Por isso, é fundamental levar em consideração o papel social, a história e a força do cooperativismo de crédito, mas também abraçar a mudança e a necessidade de falar a língua da inovação”, explica.
Segundo Caldeira, o cooperativismo pode e deve equilibrar histórico social e crescimento sustentável para gerar resultados econômicos.
O presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Neves, participou do workshop para aprimorar a governança de sua cooperativa. “Formações como essa nos proporcionam um aprendizado valioso e mostram que estamos no caminho correto, direcionando nossas ações para o melhor desenvolvimento da cooperativa”, afirmou.
Neves também destacou a importância do Concred para o fortalecimento do cooperativismo de crédito no Brasil. “Nossa expectativa para o congresso é sempre superada. É um evento essencial para promover a união entre as cooperativas para que possamos atuar com força junto ao Sistema Financeiro Nacional.”