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Pessoas no centro e essência cooperativa

Por Romeo Balzan, Superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi

Em abordagens sobre o presente e futuro, muito tem se falado sobre inteligência artificial, machine learning, inovar para acompanhar as tendências. Sem dúvidas, precisamos estar atentos, entendendo as transformações para garantir a sustentabilidade do nosso modelo de negócio a médio e longo prazo. No entanto, é importante compreender que a tecnologia não é um fim em si, e sim um meio para atender as necessidades das pessoas, melhorando a vida dos indivíduos. 

No Sicredi, cuidamos das pessoas, buscando verdadeiramente entender as diferentes realidades e seus desafios para oferecer a solução ideal – das colaboradoras aos associados, dos associados à comunidade. Acreditamos em uma cultura de trabalho humanizada e inclusiva, com orgulho pelo que fazemos juntos. E projetamos isso para fora, proporcionando a melhor experiência cooperativa para o associado.

Abrimos agências para estarmos próximos dos nossos mais de 8 milhões de associados, ao mesmo tempo em que investimos na acessibilidade e facilidade do digital para alcançar cada vez mais pessoas. Também cuidamos das pessoas, por exemplo, por meio de investimento social, onde em 2023, investimos mais de R$ 390 milhões em ações por meio do FATES, Fundo Social, doações, Leis de Incentivo e patrocínio sociocultural. 

Acreditamos que, no cooperativismo, não é apenas o indivíduo que importa, mas principalmente, o coletivo. E temos a certeza de que a transformação acontece por meio das pessoas. Durante a catástrofe ambiental que atingiu o Rio Grande do Sul, ficou evidente a força desse coletivo. A união das pessoas de diversos Estados do Brasil e no exterior foi fundamental para que se pudesse enfrentar as enchentes e seus impactos, assim como, está sendo muito importante para este momento de reconstrução do Estado. 

O Sicredi vem atuando desde o início da catástrofe através de diversas iniciativas junto aos nossos associados, pessoas colaboradoras e comunidades. Para citar algumas ações, prorrogamos os prazos de operações de crédito, liberamos linhas de crédito com foco no apoio a reconstrução, auxiliamos as nossas pessoas colaboradoras atingidas, organizamos campanhas de voluntariado e doações de itens essenciais, além de uma grande arrecadação de valores no Brasil e no exterior e dobramos cada real recebido, tendo os recursos destinados e distribuídos pelas cooperativas das regiões atingidas. Cooperar é somar para multiplicar.

No estudo “O Futuro do Cooperativismo”, desenvolvido pelo nosso Lab Inovação em parceria com a Box1824, por meio da Futures Unit, identificamos que a cooperativa do futuro é sustentável, humana e digital. Ou seja, a questão humana é e ainda será imprescindível futuramente. Mesmo com a aceleração tecnológica, as pessoas buscam a confiança que vem do relacionamento com o outro. E isso já temos como grande diferencial – o relacionamento próximo e de confiança construído a longo prazo. Vamos manter a essência do cooperativismo, entendendo que esse cuidado com as pessoas, já tão consolidado do nosso modelo de negócio, pode ser cada vez mais potencializado, gerando comunidades melhores, mais inclusivas e prósperas. 

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