A Confederação Brasileira de Cooperativas de Crédito (Confebras) promoveu nesta semana o CooperaEduca, projeto de educação financeira para o público infantil e pré-adolescente, no Centro de Ensino Fundamental 308, da cidade de Santa Maria (DF). A ação integra a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira e envolveu 500 estudantes de sete a 12 anos. A garotada assistiu a filmes curtos e didáticos, participou de jogos de perguntas e respostas em forma de roleta e recebeu um kit com livreto ilustrado e cofrinho para já começar a poupar. A animação ficou por conta dos mascotes do Clube do Coopera.
O CooperaEduca foi lançado em 2012 e tem sido aplicado diretamente ou através das cooperativas de crédito, filiadas ou não à Confederação, em mais de 40 instituições de ensino como escolas, comunidades, creches, orfanatos e abrigos. de vários estados (São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina). O programa já atingiu 38 mil crianças do ensino fundamental. Para a realização do programa, a Confebras conta com a intermediação das cooperativas de crédito, para as quais disponibiliza, por meio de um termo de cooperação, o acesso a todos os materiais de instrumentalização (filmes, jogos, cofrinhos, livretos e o caderno do mediador).
Com metodologia de fácil absorção, o projeto fornece orientações aos estudantes para a construção de um pensamento financeiro consciente e saudável, auxiliando na formação de adultos disciplinados e responsáveis. A forma de aplicação do programa proporciona o conhecimento também para os pais, familiares e amigos, pois as crianças passam a ser multiplicadoras do saber e influenciadoras.
Acesse o hotsite do projeto: www.confebras.coop.br/cooperaeduca, conheça a metodologia, os componentes do Clube do Coopera, as atividades e o circuito presencial de aprendizagem. Seja um parceiro e dissemine a educação cooperativista e financeira em sua comunidade.
Saiba mais
A 6ª Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), formado por várias entidades, entre elas o Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Bovespa e diversos Ministérios para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).
Os resultados das ações em 2018 mostram que a abrangência do evento é crescente. Foram 6,9 mil iniciativas (presenciais ou online) oferecidas gratuitamente em todo o país, um aumento expressivo em comparação com as 3.666 reportadas em 2017. O número de pessoas alcançadas subiu de 2,9 milhões, no ano anterior, para 4,1 milhões em 2018 e as atividades ocorreram nos 27 estados da Federação e no Distrito Federal.
Data da publicação: 24/05/2019