Saber se relacionar e se comunicar com os diferentes públicos passou a ser uma das exigências mais importantes neste contexto de pandemia do novo coronavírus, que tem trazido desafios transformadores para as organizações em todo o mundo. Modelos de negócios com estratégias de comunicação fundamentadas e direcionadas ao propósito da instituição podem ser considerados alguns dos segredos. Nesse cenário, o universo cooperativista larga na frente. E o consultor de Comunicação e Marketing do Sicoob, Marcelo Vieira, é o convidado pela Confebras para a websérie ConectCoop. Ele fala em vídeo sobre a comunicação centrada no cooperado e as boas práticas de comunicação durante a pandemia.
Atuando no Cooperativismo há mais de 13 anos, o consultor é também especialista em encantar clientes. O trabalho que desenvolve é direcionado para uma comunicação de resultados e construção de imagem das instituições. Para Marcelo, a cultura organizacional é a base de qualquer construção e, dentro do cooperativismo, parte-se do princípio que o cooperado está no centro de tudo. Compreender isso pode ser um grande diferencial competitivo. “Este olhar traz e amplia o foco para produtos, serviços, tecnologias e toda atendimento que o cooperado precisa. Quando você alinha a cultura com tudo o que você deseja, com o comportamento dos seus colaboradores, com a sua tecnologia, com a ética dos negócios, fica muito mais fácil você centrar a comunicação no seu cooperado”, explica.
A tecnologia é parte fundamental neste processo, como reitera Marcelo, já que “ela tem o papel de conectar o cooperado dentro dos serviços que a cooperativa oferece”. Mas é preciso ter atenção: nem todo o modismo deve ser adotado e de nada adianta ter uma megaestrutura se ela não for usada, reforça o executivo. “Muitas novas funcionalidades, aplicativos e softwares são criados, mas nem tudo isso deve ser utilizado pela sua cooperativa. Deve-se ver quais destes serviços vão atrair os seus cooperados de alguma forma”, explica.
O convidado da websérie ConectCoop compartilha ainda quatro pontos que podem estimular uma boa comunicação centrada no cooperado: tenha atenção aos canais; crie soluções para as necessidades trazidas por eles; estabeleça um relacionamento que demonstre o quanto ele é importante; e mapeie a jornada do seu cooperado.
Sobre Marcelo Vieira
Consultor de Comunicação e Marketing. Mestrando em NeuroMarketing pela Florida Christian University – USA – Orlando Florida. Tem MBA em Marketing e em Gestão de Pessoas, ambos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Palestrante e especialista em Excelência no atendimento Disney.
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