A Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito – Confebras disponibiliza a partir desta quinta-feira novos conteúdos para o público dentro do projeto Leitura Cooperativista, uma das iniciativas realizadas em tempos de pandemia. O autor escolhido é Alessandro Gustavo Souza Arruda, bacharel e mestre em Administração pela UFMG. Atualmente professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atuante nas áreas de Administração Financeira, Estratégica, Sistemas de Informação e Cooperativismo. Arruda ofertou para download o primeiro capítulo da sua obra “Estruturas de Governança em Redes de Cooperativas: A evolução institucional das cooperativas brasileiras e canadenses”.
Publicada pela Editora Confebras, a obra é fruto de um aprofundado estudo sobre o Movimento Desjardins, no Canadá, e o caso brasileiro do Sistema Sicredi. Em 2012, Arruda realizou seu doutorado-sanduíche na HEC Montréal, quando conheceu a estrutura do Sistema Cooperativista Desjardins e pôde estabelecer algumas de suas pesquisas. O autor assinala, entre outras questões, que as cooperativas são diferentes das empresas capitalistas, pois têm uma vertente social – existem para prestar serviços a seus membros.
No texto, o professor apresenta as duas redes estratégicas que possuem o objetivo de prover soluções e serviços financeiros aos seus cooperados como em um banco comercial. A obra completa tem cerca de 300 páginas. Para fazer o download, acesse aqui
Data da publicação: 16/07/2020