Campanha foi lançada pela OCB e consiste na utilização de um carimbo (selo) que identifica a origem cooperativista em produtos e serviços
A Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) ao aderir o Movimento SomosCoop, busca promover entre suas filiadas o uso do carimbo, que consiste em um selo, que pode ser usado em materiais de mídia online e offline para a divulgação de seus produtos e serviços. O objetivo é uni-las em torno de uma marca para dar voz ao setor e falar à comunidade de um jeito simples e direto sobre os benefícios do cooperativismo. A ideia é que as pessoas, no ato do consumo, façam a escolha de forma consciente, optando pela cooperação e pela causa.
A campanha é uma iniciativa do Sistema OCB (composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB; Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop e pela Confederação Nacional das Cooperativas – CNCoop). Após a realização de uma pesquisa sobre a percepção do modelo de negócio. O estudo revelou que muitas pessoas não só desconhecem o cooperativismo, como eventualmente até o confundem com outros modelos econômicos, apesar do setor representar, em todos os seus ramos, cerca de 30% da população do país.
Segundo Daniela Lemke, gerente de comunicação do Sescoop, o selo funciona como um registro de origem, ou seja, os associados vão saber que por trás de cada produto ou serviço existe uma validação. “Isso significa que houve o espírito do cooperativismo em todas as etapas de produção de um item industrializado, no cultivo de uma fruta, no desenvolvimento de um aplicativo, na prestação de um serviço financeiro, médico ou de educação”, explica.
O Movimento
O Movimento SomosCoop surgiu em 2014. A palavra Somos busca despertar o senso de pertencimento nos brasileiros, enquanto a palavra Coop está associada à Aliança Cooperativa Internacional e traz em sua representação um elo, que reflete o espírito de colaboração e reforça o vínculo entre o Brasil e os demais países onde o cooperativismo já é uma realidade.
O lançamento oficial do selo ocorreu no final de 2017. Em 2018, foi realizado um trabalho de sensibilização das organizações estaduais. Neste ano, a etapa é de engajamento. A meta é atingir as 6.800 entidades que fazem parte do Sistema. “A força do SomosCoop vem delas e, por isso, quanto mais apoiarem e utilizarem o selo, maiores são as chances de alcançarmos os objetivos”, reforça a gerente de comunicação do Sescoop.
Para aderir, basta que a filiada acesse o site www.somos.coop.br e faça o cadastro. Depois fazer o download de todos os materiais e utilizá-los em matérias de divulgação. “Este é mais um instrumento para consolidar o cooperativismo na vida das pessoas que já aderiram à causa. Também, serve de estímulo para que novos adeptos identifiquem visualmente a origem dos produtos e serviços do setor, hoje presentes em toda a sociedade produtiva”, ressaltou o presidente da Confebras, Kedson Macedo.
Data da publicação: 14/06/2019