fbpx

Feliz Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito!

O fim do ano é uma época marcante, de confraternizar e celebrar as conquistas realizadas ao longo dos últimos 12 meses!

Para a Confebras e todo o sistema cooperativista financeiro, o momento atual é ainda mais especial! Além das tradicionais festas de Natal e Réveillon, o setor vibra com o crescimento significativo em 2021 – hoje já são 13,57 milhões de cooperados, 833 cooperativas e 6.749 postos de atendimento no país, segundo dados do BureauCoop 

E tem mais:  em 28 de dezembro comemora-se o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito! 

A data destaca a importância do Cooperativismo Financeiro para o Brasil, reforçando os princípios e valores cooperativistas, além de evidenciar o importante papel que as cooperativas desempenham para melhorar a vida de seus cooperados e das comunidades nas quais estão inseridas.  

Muito além de somente fornecer os mesmos serviços disponíveis nos bancos tradicionais, elas são reconhecidas pelo seu poder transformador, capazes de promover mudanças econômicas e sociais positivas, oportunizando maior justiça financeira e prosperidade para a população. 

Esses propósitos são os mesmos que originaram o cooperativismo de crédito brasileiro lá em 1902, quando o padre Theodor Amstad veio ao Brasil para ajudar uma comunidade na zona rural de Nova Petrópolis (RS) e acabou fundando a primeira cooperativa financeira do Brasil e da América Latina. 

Não por acaso, a data de fundação da instituição precursora, conhecida atualmente como Sicredi Pioneira, foi escolhida para marcar o Dia do Cooperativismo de Crédito no país. 

A celebração dos 120 anos de fundação da primeira cooperativa no Brasil servirá também de inspiração para a exposição especial no 14º Concred, marcado para os dias 10 a 12 de agosto de 2022, Recife – PE. A intenção é resgatar a história, os esforços, e consolidar o espírito desbravador e resiliente do cooperativismo de crédito nacional. 

 

A origem da data  

No início do século 20, o padre Amstad se mudou para a localidade de Linha Imperial, na zona rural da cidade de Nova Petrópolis (RS), para dar assistência espiritual aos moradores. Porém, ao perceber as dificuldades sociais e econômicas ali, viu como solução a criação de um empreendimento que pudesse substituir as atividades de uma agência bancária, na época inacessível às comunidades mais afastadas. 

Inspirado no modelo cooperativista alemão de Raiffeisen, nascia assim a cooperativa pioneira no Brasil, batizada na época de “Sociedade Cooperativa Caixa de Economia e Empréstimos de Nova Petrópolis”. Após a aprovação do estatuto, em 28 de dezembro de 1902, passou a funcionar improvisadamente na residência do primeiro gerente eleito, Josef Neumann Sênior.  

Mais tarde, depois de várias mudanças na razão social, adotou o nome de Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Pioneira da Serra Gaúcha – Sicredi Pioneira. 

Com o passar do tempo, o sucesso do modelo instituído ganhou fama no Rio Grande do Sul e logo começou a inspirar a criação de cooperativas em outras regiões brasileiras, tornando-se popular, especialmente entre as camadas mais pobres. Por esta razão, a cooperativa fundada pelo Padre Amstadt é considerada a “semente do Cooperativismo de Crédito no Brasil”.  

Uma iniciativa que nasceu de um homem idealista e que hoje se tornou um movimento sólido em todo o país, que se fortalece a cada ano. O modelo cooperativista atual segue o compromisso original de democratizar e facilitar o acesso ao crédito, promovendo a inclusão financeira e o desenvolvimento das comunidades. 

Neste momento tão especial para o cooperativismo financeiro, a Confebras te convida a celebrar não só as conquistas de 2021, mas também o arrojo cooperativista brasileiro no cenário latino-americano ao longo dos últimos 120 anos. 

Viva o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito! 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS