Confebras presente na Semana ENEF 2021

A edição de 2021 da Semana Nacional de Educação Financeira está chegando e a Confebras, mais uma vez se faz presente apoiando as iniciativas do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que engloba diversas instituições envolvidas na organização. 

O norte da 8ª edição da Semana ENEF é promover educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal, a partir de cursos, palestras e campanhas de divulgação. 

O engajamento da Confederação se dá com o programa CooperaEduca em Casa, que dispõe de conteúdos sobre educação cooperativista e financeira para crianças na faixa dos 6 aos 12 anos.  São vídeos, livretos e atividades que permitem a pais e filhos aprenderem, juntos, sobre como administrar as finanças. 

O programa já atingiu mais de 80 mil estudantes do Ensino Fundamental. As ações do CooperaEduca têm sido aplicadas pelas cooperativas de crédito, filiadas ou não à Confebras, em escolas, creches e comunidades de vários estados brasileiros. 

 

Fique por dentro da programação da Semana ENEF 
A 8ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira acontece entre os dias 8 e 14 de novembro de 2021 e propõe a reflexão sobre o tema: “Planejamento, Poupança e Crédito Consciente: O PLA-POU-CRÉ e a sua saúde financeira”. Por todo o país, instituições, e até mesmo pessoas físicas, são convidadas a dinamizar iniciativas que tenham o objetivo de incentivar o desenvolvimento de uma relação equilibrada com o dinheiro, que resultem em decisões financeiras assertivas e fundamentem uma estrutura de consumo mais consciente. 

A abertura oficial da Semana ENEF em 2021 ocorre em um seminário online aberto ao público e promovido pelo Banco Central do Brasil. O evento está agendado para o dia 08 de novembro, às 10h. A partir daí, o cronograma prevê uma série de ações presenciais, virtuais e mistas que enfocam assuntos como organização e planejamento financeiros, crédito, endividamento, investimentos, consumo e empreendedorismo. 

 

Compreendendo a ENEF 
A Semana Nacional de Educação Financeira integra o conjunto de atividades no contexto da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Trata-se de uma iniciativa pública que visualiza a conscientização sobre o uso adequado do dinheiro. A ENEF é coordenada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), do qual fazem parte:  

  • Banco Central do Brasil (BCB); 
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM); 
  • Superintendência de Seguros Privados (Susep); 
  • Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia (STN); 
  • Secretaria de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia; 
  • Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc); 
  • Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon); 
  • Ministério da Educação (MEC). 

 

No site da 8ª Semana Nacional de Educação Financeira é possível conferir detalhes e ter acesso aos links para participação nos eventos virtuais. Basta acessar aqui e aproveitar as muitas opções gratuitas!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS