fbpx

Dia C reforça o compromisso social do cooperativismo

Uma proposta inovadora e focada no estímulo à colaboração e transformação social. Assim é o cooperativismo e, com esse norte, foi instituído o Dia de Cooperar. Hoje, é uma ação levada à frente pelo Sistema OCB. E no próximo dia 03 – primeiro sábado de julho -, quando acontece a edição de 2021 do Dia C (Dia de Cooperar), cooperativas de todo o Brasil estarão empenhadas em ações voluntárias com finalidades sociais, ambientais e/ou econômicas.

Neste ano a campanha tem o slogan “Vem transformar iniciativas em mudanças de realidade. Atitudes simples movem o mundo”. Esse é o convite para que as cooperativas com iniciativas de transformação comunitária inscrevam seus projetos. As inscrições, bem como as informações sobre o evento e as atividades, estão no site oficial.

ODS guiam o Dia C

As ações realizadas pelas cooperativas, no contexto do Dia de Cooperar, têm por base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU. São princípios que representam um apelo global às ações  para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, além de garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Desde a sua criação, o Dia de Cooperar aumenta em força e adesão a cada ano. A primeira edição, em 2009, foi restrita ao Estado de Minas Gerais. Mas o piloto deu tão certo que, a partir de 2013, o escopo foi ampliado para as mais diferentes regiões brasileiras.

Em 2020, o Dia de Cooperar registrou números altamente significativos. Foram mais de 2,8 mil iniciativas e ações realizadas por 2.226 cooperativas e seus mais de 137 mil voluntários, representando um total superior a 7,8 milhões de pessoas beneficiadas. E a força do sétimo princípio cooperativista, “Interesse pela Comunidade”, estará mais uma vez em ação. A Confebras é parceira no estímulo às boas ações do Dia C.

Saiba a história da data comemorativa

Por que no primeiro sábado de julho? A data teve sua origem há quase um século, mais precisamente em 1923, quando a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) celebrou pela primeira vez o Dia Internacional do Cooperativismo. O objetivo era marcar, no primeiro sábado de julho de cada ano, a confraternização de todos os povos ligados ao cooperativismo. A Organização das Nações Unidas – ONU, consciente da importância do cooperativismo no desenvolvimento econômico e social dos povos, decidiu, em 1994, instituir, igualmente, o Dia Internacional do Cooperativismo das Nações Unidas, no mesmo dia em que é celebrado pela ACI.

Participe e ajude a tornar o Dia C cada vez maior: compartilhe as hashtags #VemCooperar e #DiaC.

Fonte: Internet e materiais fornecidos pela OCB.

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS