fbpx

Semana do Meio Ambiente: conheça agora as boas práticas ambientais desenvolvidas pela Unicred

A preocupação com a conscientização ambiental e o futuro das novas gerações norteia o trabalho de muitas cooperativas de crédito brasileiras. Esta postura de adotar boas práticas e responsabilidade socioambiental, aliás, está em sintonia com o 7º princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. Por isso, nesta semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente – dia 5 de junho -, a Confebras mostra como as suas filiadas têm investido em ações e projetos focados na preservação da natureza.

Para esta segunda parte da série dedicada à Semana do Meio Ambiente, selecionamos ações sustentáveis implementadas pelo Sistema Unicred. As práticas apresentadas aqui foram desenvolvidas nos últimos anos pela Unicred Central SC/PR e as singulares Coomarca e Valor Capital, ambas sediadas em Florianópolis (SC). Algumas das ideias são tão simples e fáceis de replicar, como a arrecadação de tampinhas e lacres, e podem ajudar muitas pessoas da sua comunidade. Confira!

DESCARTE DE LIXO CORRETO E RECICLAGEM

Criado pela Unicred Central SC/PR, o projeto Ecooperação nasceu em 2018 com o objetivo de colocar em prática os valores e princípios do cooperativismo.  Com os colaboradores, seus familiares e amigos, foram implantadas diversas ações contínuas. Entre elas, a distribuição de lixeiras seletivas em todas as salas da cooperativa, com doação dos materiais recicláveis às instituições da região para reaproveitamento. Entre os resultados, temos aproximadamente  uma tonelada de lixo reciclado, incluindo papéis, revistas, papelão e jornais, além de centenas de pilhas, baterias, instrumentos de escrita e remédios vencidos. O Ecooperação ainda contou com uma campanha interna de troca de copinhos plásticos pelo uso de canecas por parte de todos os colaboradores. O resultado foi a redução de mais de 2,5 mil unidades de copinhos. A ideia deu tão certo que, atualmente, chegou a zero o uso de copos plásticos na sede.

SEDE MAIS ECOLÓGICA

A nova sede da Unicred Central foi criada com base em uma série de práticas sustentáveis: instalação de bicicletário; sistema de reutilização de água da chuva para uso interno; separação e reaproveitamento de resíduos; telhados verdes, que embelezam e reduzem a absorção térmica; vidros reflexivos com atenuante solar, diminuindo a transmissão do calor e o uso de energia no ar-condicionado; e iluminação acionada por sensor de presença, melhorando o aproveitamento da eletricidade nas áreas comuns.

ARRECADAÇÃO DE LACRES E TAMPINHAS

Com o objetivo de comprar cadeiras de rodas para doar a pessoas com deficiência, a Unicred Central promoveu internamente a arrecadação de lacres e tampinhas de plástico, ação que também foi replicada pela Cooperativa Coomarca. Em 2019, a mesma cooperativa ainda implantou o projeto CooperaPet, que consiste na arrecadação de tampinhas de garrafas pet para doação a instituições que promovem a castração em animais.

LIMPEZA DA PRAIA

A Unicred Valor Capital, além da ação de coleta de lacres, apostou no projeto Limpeza de Praias na Ponta do Papagaio, no município de Palhoça (SC). Os colaboradores atuaram como voluntários na coleta de resíduos recicláveis e não recicláveis. Todo o material foi recolhido da praia com a utilização de sacolas biodegradáveis.

 

CONFIRA AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO SISTEMA AILOS E SICOOB TAMBÉM!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS