fbpx

Iniciativas inéditas e movimentos de expansão marcam o Cooperativismo de Crédito

O ano de 2020 foi repleto de desafios para as cooperativas de crédito brasileiras, que precisaram se reinventar, inovar e acelerar as transformações tecnológicas para acompanhar o novo momento gerado pela pandemia. Em meio a tantos obstáculos e notícias tristes, o cooperativismo financeiro conseguiu se expandir graças a iniciativas de centrais e singulares, que incluíram desde a facilitação no acesso ao crédito, passando pelo aumento da base de cooperados até relevantes ações sociais. O crescimento pode ser observado pelos números registrados pelo setor, que encerrou o ano com mais de 12,5 milhões de associados atendidos por 847 cooperativas singulares. Destacamos algumas iniciativas das filiadas da Confebras.

O Sistema Ailos, que atua em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, é um dos exemplos do crescimento que o setor atingiu no ano passado. Nos primeiros dias de 2021, a Ailos alcançou a marca de 1 milhão de cooperados. Foi o primeiro sistema cooperativo de crédito a alcançar esse número em tão pouco tempo – 18 anos de atuação. “O cooperativismo mostrou sua força também com o aumento significativo no número de cooperados”, comenta Moacir Krambeck, presidente da Central Ailos.

Para acompanhar os objetivos de crescimento, o sistema tem investido também na transformação digital e na inovação. Iniciativas como o Acelera e InPulse ganharão força, e outras serão incorporadas, como o Hackathon. O Acelera e o InPulse são programas de inovação que estimulam o desenvolvimento de soluções simples com resultados que facilitem o dia a dia do cooperado na utilização dos produtos e gestão da sua vida financeira. Já o Hackathon é uma nova proposta que objetiva engajar os participantes a encontrarem soluções para desafios específicos em um prazo otimizado.

Outro sistema que conseguiu se superar no ano anterior foi o Sicredi. Em 2020, o Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia terminou com 67.410 associados, um crescimento de cerca de 26% em relação a 2019. Mesmo em ano de pandemia, a central conseguiu inaugurar seis novas agências, fechando o ano com 28 agências nos três Estados em que atua (Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia). Um destaque do ano passado foi a campanha de investimentos, que teve o nome “Todo Mundo Pode Investir e Ganhar”, e distribuiu mais de R$ 700 mil em prêmios, entre smartphones, notebooks e carros.

Novo perfil de associados

Já a Sicredi União PR/SP identificou que o atípico ano de 2020, com todas as incertezas e instabilidades verificadas a partir de março, resultou na mudança do perfil dos associados, que passaram a se preocupar com o planejamento financeiro. Dessa forma, como o consórcio é um produto que possibilita a aquisição de bens e serviços de maneira planejada e econômica, o mesmo ganhou destaque no ano de 2020, superando vários recordes com o crescimento alcançado.

As vendas de consórcio na cooperativa, comparando os anos de 2019 e 2020, cresceram 27%. Segundo a Assessoria de Comunicação e Marketing da Central, em 2020, foram comercializados mais de R$ 226 milhões em créditos de consórcio, e os segmentos que mais se destacaram foram o de automóvel com R$ 66 milhões em vendas e imóveis com R$ 76 milhões em valores de créditos. A Sicredi União superou os próprios índices do mercado, que ficaram em 23%.

Projetos e ações sociais 

A Sicredi União PR/SP se destacou ainda pelo investimento em projetos sociais, como o Colmeia Digital, cujo objetivo era oferecer apoio por meio da inclusão digital aos educadores do Programa “A União Faz a Vida” e ofertar crédito para quem tivesse a necessidade de adquirir equipamentos de informática novos ou usados. ​O projeto impactou 42 municípios e mais de 2,7 mil educadores, enquanto as operações de crédito ficaram em torno de R$ 214,6 mil.

Ações sociais também ganharam espaço nas cooperativas do Sistema Unicred. A implantação do PIX foi acompanhada de uma iniciativa muito relevante junto à Fundação Abrinq, com as chaves PIX cadastradas pelos cooperados sendo revertidas em apoio financeiro destinado a milhares de crianças. A iniciativa, intitulada “Escolha dar mais valor para sua Chave PIX”, representou grande adesão dos cooperados da Unicred: no dia 31 de dezembro, no encerramento da campanha que teve engajamento nacional, estavam ativas mais de 101 mil chaves registradas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS