Escolha uma Página

O nível de endividamento dos brasileiros e os programas de cidadania financeira estiveram em pauta no webinar ConectCoop, promovido pela Confebras, na última quinta-feira (15/10), com representantes do Banco Central do Brasil. O evento marcou a comemoração do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito – DICC, encerrando uma semana de atividades online da Confederação com lideranças cooperativistas voltadas a enaltecer o lema deste ano: “Trazendo esperança à comunidade global”, definido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito – WOCCU.

A mediação do webinar sob o tema “O panorama de risco no Brasil, o superendividamento e a Semana ENEF” foi realizada pelo vice-presidente da Confebras, Luiz Lesse Moura Santos. Ao abrir as apresentações, Ronaldo Vieira da Silva, chefe substituto do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil, comentou que a Educação Financeira é um dos pilares da Agenda BC#. Em seguida, passou a palavra a  Lucas Iten Teixeira e Adriana da Camara Tavares Medeiros, coordenador e analista, respectivamente, no Departamento de Promoção da Cidadania Financeira, para detalharem o estudo publicado em junho deste ano, uma análise pré-pandemia entre 2016 e 2019 com tomadores de crédito – que mostra cerca de 85 milhões de pessoas em situação de endividamento de risco.

Segundo Lucas, pelo menos três de quatro itens comprometem a renda em mais de 50%, que são: operações em multimodalidade, inadimplência e renda abaixo da linha de pobreza – foram pré-requisitos para enquadramento das famílias nesta condição. Ele informou também que o estudo  está disponível no site do Banco para livre consulta. Já a analista Adriana pontuou a questão do superendividamento, considerado “um processo que afeta as famílias a ponto de comprometer de maneira relevante e duradoura o seu padrão de vida”. Na sequência, o economista Edilson Rodrigues de Sousa, coordenador no Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central do Brasil, abordou o tema “De quem é o seu dinheiro?”, revelando que há gastos previsíveis e imprevisíveis e que é fundamental planejar, registrar, agrupar e avaliar o orçamento familiar constantemente. Um fato e uma necessidade que ficaram evidentes na pandemia, quando inúmeras famílias perderam renda e não tinham economias ou reservas em caixa.

O evento encerrou com a fala de Ronaldo da Silva sobre a Semana ENEF, a ser promovida pelo BCB neste ano entre os dias 23 a 29 de novembro, com várias atividades de âmbito nacional. Também aproveitou para informar que o BCB lançou a página “Seja dono do seu dinheiro”, e que está em curso um projeto piloto de seis estados brasileiros para incentivar o universo das escolas a dar orientações sobre cidadania financeira dentro da grade curricular.

Em nome da Confebras, Lesse encerrou o webinar informando que a cultura de educação no campo das finanças vem se espalhando pelo Sistema Nacional de Crédito Cooperativo – SNCC e lançou um desafio: superar neste ano as ações da Semana ENEF de 2019 com o engajamento de todo o setor nesta causa, que leva conhecimento e estimula a expansão da consciência financeira em todas as camadas da população. Para os  interessados em conhecer todo o conteúdo do webinar, basta acessar o canal do YouTube da Confebras.

 COOPTALKS

Ainda nesta quinta, outro evento mobilizou a Confebras, em comemoração ao DICC. O presidente Kedson Macedo participou da Live CoopTalks, do Portal Mundo Coop, que reuniu diversas lideranças do cooperativismo ao longo do dia. Ele tratou do tema “Gestão e Governança: o papel das cooperativas de crédito nos rumos da economia”, quando reforçou números importantes:  a cada um real concedido em crédito no sistema, retornam 2,45 reais no PIB da economia e que o Cooperativismo ainda aumenta a renda per capita dos municípios em 5,6%. E mais: dos 5.570 municípios brasileiros, pelo menos 663 contam apenas com cooperativas como a única instituição financeira, o que comprova a importância do setor no fomento das economias locais.

Acesse o canal da Confebras no Youtube e confira todos os webinars da Semana DICC!