fbpx

Leitura Cooperativista traz Marcio Nami e a obra “PNL & Cooperativismo – Ferramentas para o sucesso da gestão”

A Programação Neurolinguística, ou PNL, é a metodologia que estuda o aprendizado comportamental. Considerada um diferencial competitivo eficiente e focado em pessoas e suas particularidades, ela é fundamental para a geração de resultados e consolidação de relacionamentos, inclusive para o Cooperativismo de Crédito. Para falar sobre o assunto, a Confebras convidou o ex-conselheiro Marcio Nami, autor do livro PNL & Cooperativismo – Ferramentas para o sucesso da gestão, da Editora Confebras. Marcio concedeu uma entrevista exclusiva para a série Leitura Cooperativista e disponibilizou gratuitamente o primeiro capítulo da obra. 

 1- O que é a Programação Neurolinguística? 

Marcio Nami: Programação Neurolinguística é a metodologia que estuda o aprendizado comportamental: como o cérebro percebe, codifica, organiza e armazena informações, em termos de experiências. Esse processo define as relações da pessoa com o meio ambiente, potencializando a percepção e a linguagem.   

 2- O que apresenta o livro PNL e Cooperativismo?  

Marcio Nami: O livro apresenta uma nova forma de comunicação para líderes e participantes do sistema cooperativista de uma forma geral. Dá a eles a possibilidade de potencializar a interação, a busca por soluções e resultados e por uma comunicação mais fluida em todas as suas dimensões. A PNL – Programação Neurolinguística é um diferencial competitivo eficiente e focado em pessoas e suas particularidades.   

 3- De que maneira a Programação Neurolinguística pode atender aos anseios do sistema cooperativista financeiro? 

Marcio Nami: Como são sociedades de pessoas, a base para gerar maior fluidez é uma comunicação assertiva e eficiente. Nesse aspecto, a PNL se mostra indispensável e um atalho eficiente para geração de resultados e consolidação de relacionamentos.   

 4- Como a PNL possibilitaria resultados satisfatórios para o Cooperativismo de Crédito? 

Marcio Nami: Aumentando a assertividade da comunicação; gerando maior compreensão de fatos e cenários; ampliando a utilização da escuta ativa e levando os relacionamentos interpessoais a níveis bastante elevados.   

 5- Por que, na sua opinião, a cooperação “é a fórmula existente mais eficaz para diluir e distribuir riqueza, além de alavancar prosperidade econômica”? 

Marcio Nami: Pela própria origem distributiva e mais igualitária do movimento, como a cooperação tem seu alicerce nas pessoas, a derivação é uma maior predisposição para ouvir, compartilhar, entender e adaptar às demandas coletivas de forma mais dinâmica e abrangente.   

 6- Qual a importância do Cooperativismo de Crédito neste contexto de “nova economia”? 

Marcio Nami: Simplesmente fundamental, principalmente pela sua capacidade natural de atingir diferentes camadas da sociedade com foco nas pessoas e não simplesmente no capital. Dessa forma, as soluções apresentadas aliviam e diminuem impactos que, de outra forma, seriam proporcionalmente muito maiores. Quando aliamos os princípios e filosofias cooperativistas, agregamos às pessoas novos caminhos para a retomada da prosperidade.  

 Sobre Marcio Nami 

Administrador (Unisul); economista (FAA); pós-graduado em Linguística (UFRJ); pós-graduando em Neurociência e Psicologia Aplicada (Mackenzie);  mestre em Gestão e Estratégia (UFRRJ); especialista em Coaching; constelador sistêmico; diretor da Ponto C Consultoria;  membro fundador do IBECOOP – Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo e Conselheiro da Confebras por dois mandatos; autor dos livros: “Viabilidade das Cooperativas Abertas”, “Visões do Cooperativismo” “Views of Cooperativism”, “PNL e Cooperativismo”, “Geração Coach”, “Metacooperar” e “Ciclos do Poder Empreendedor”. 

 Acesse o Leitura Cooperativista e baixe o capítulo disponibilizado do livro “PNL & Cooperativismo – Ferramentas para o sucesso da gestão” e confira outras obras de grandes autores. 

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS