fbpx

Cooperativismo Financeiro: conteúdos exclusivos em EaD

Compreender a doutrina cooperativista, seu histórico e trajetória é fundamental para quem vive o dia a dia no sistema cooperativista. A Confebras desenvolve um trabalho essencial para fomentar a cultura cooperativista e financeira e formar cidadãos e profissionais qualificados. O CoopOnline, que integra o ambiente de aprendizagem virtual Confebras EaD, é uma das iniciativas que vão ao encontro desse compromisso. Os cursos são organizados em Trilhas de Aprendizagem. Aqui, é possível conhecer o curso de Cooperativismo Financeiro.

O curso é dividido em cinco unidades autoinstrucionais. O primeiro tópico aborda os conceitos fundamentais do Cooperativismo de Crédito, assim como a origem do sistema, as cooperativas de crédito urbano, rural e de mútuo. Já a visão histórica do Cooperativismo de Crédito no Brasil é abordada na segunda unidade, com informações sobre as primeiras instituições, sobre normas disciplinares e a legislação dos modelos Raiffeisen e Luzzatti, entre outras questões.

As implicações do Decreto 22239/32 e sua evolução no Cooperativismo de Crédito são abordadas no terceiro tópico do curso online. Aqui, também é possível aprender sobre as características das Caixas Rurais e dos Bancos Populares do Tipo Luzzatti e saber como foi o surgimento de novas modalidades e das Centrais.

As instituições pioneiras do setor, por sua vez, são abordadas na quarta unidade do curso. São apresentados o Banco Nacional de Crédito Cooperativo e a Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc).  Neste tópico, também há destaque para a Confebras e a campanha mundial em defesa das cooperativas Luzzattis.

O curso é concluído após a quinta unidade, que apresenta informações sobre a expansão do setor no Brasil, incluindo o atual regime jurídico. Aqui também é possível aprender sobre a crise cooperativista de 1990 e o restabelecimento do Cooperativismo de Crédito. É nesta unidade que estão informações sobre  a Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa e o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.

Para finalizar o curso, a quinta unidade também mostra o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo e o Conselho Consultivo de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras – CECO. São 40 horas de muito aprendizado. O curso é completo e essencial para todos aqueles que pretendem adquirir mais conhecimento sobre esse sistema oportuno e fantástico que é o Cooperativismo Financeiro. Os cursos são totalmente online e autogerenciáveis.

As inscrições são individuais e disponíveis para todos os interessados, sejam eles cooperados ou comunidade. O valor por aluno é de R$ 65 (para filiadas)  e de R$ 85 (não filiadas). Saiba mais neste link.

 

Data da publicação: 04/08/2020

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS