Impacto Social: e-book reúne boas práticas cooperativistas em tempos de crise

O cenário que foi se desenhando a partir de março deste ano, com a pandemia do novo coronavírus, trouxe mudanças radicais e exigiu que algumas iniciativas fossem adotadas para enfrentar a nova realidade. Diante disso, cooperativas de crédito de todo o País assumiram o protagonismo no suporte às necessidades das comunidades em que estão inseridas. Transformadas em cases de boas práticas cooperativistas em tempos de crise, as histórias estão reunidas neste segundo e-book produzido pela HSM Management, sob o tema Impacto Social. O material gratuito integra as ações do Festival Coop+, maior evento digital do Cooperativismo de Crédito, realizado em junho pela Confebras e o Grupo Anga.

O e-book reúne exemplos de solidariedade e voluntariado de nove cooperativas de todo o Brasil. As boas práticas abordam a promoção do impacto social (real), com exemplos de cooperativas que “arregaçaram as mangas” e investiram em ações de promoção do bem-estar social, econômico e cultural. Os cases tratam de programas de responsabilidade social inspirados na Agenda 2030, elaborada pela Organização das Nações Unidas – ONU; de projetos próprios que estimularam conexões autênticas com as comunidades; e de iniciativas que levaram a ajuda necessária para locais diretamente afetados pela Covid-19.

São histórias do Sicoob Cooplivre e Sescoop/SP, que impactaram comunidades do interior paulista; do Sicoob ES, que contemplou instituições do Espírito Santo e Rio de Janeiro; do Sicoob Credcooper (MG), que beneficiou direta e indiretamente famílias de São Domingos das Dores, em Minas Gerais; e do Sicoob Coopacredi (MG), com um projeto de promoção da saúde e bem-estar no ambiente educacional para crianças de 4 a 10 anos de idade.

As boas práticas vieram também do Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, com um programa de ação social voltado para o empreendedorismo, educação financeira, comunicação e liderança para o público feminino; do Sicoob Credisul, em Vilhena (RR), e o Sicoob RN, que auxiliaram na demanda por suprimentos médicos na região em que estão inseridos, além da arrecadação de alimentos para doação de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade.

A doação foi o mote do trabalho desenvolvido pela Unicred Integração (RS), que distribuiu 50 toneladas de cestas básicas para famílias em situação de risco em cidades do interior do Rio Grande do Sul; e do Sicoob Coopercred, em João Pessoa (PB), que apostou na intercooperação para arrecadar recursos e compra de alimentos e produtos de higiene para famílias em difícil situação por conta da Covid-19.

Os cases apresentados foram selecionados pela HSM Management dentre os 165 exemplos de boas práticas inscritos por cooperativas de crédito de todo o país. Faça o download do conteúdo do segundo e-book aqui.

 

Data da publicação: 20/07/2020

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS