fbpx

Leitura Cooperativista traz a obra “Estruturas de Governança”

A Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito – Confebras disponibiliza a partir desta quinta-feira novos conteúdos para o público dentro do projeto Leitura Cooperativista, uma das iniciativas realizadas em tempos de pandemia. O autor escolhido é Alessandro Gustavo Souza Arruda, bacharel e mestre em Administração pela UFMG. Atualmente professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atuante nas áreas de Administração Financeira, Estratégica, Sistemas de Informação e Cooperativismo. Arruda ofertou para download o primeiro capítulo da sua obra “Estruturas de Governança em Redes de Cooperativas: A evolução institucional das cooperativas brasileiras e canadenses”.

Publicada pela Editora Confebras, a obra é fruto de um aprofundado estudo sobre o Movimento Desjardins, no Canadá, e o caso brasileiro do Sistema Sicredi.  Em 2012, Arruda realizou seu doutorado-sanduíche na HEC Montréal, quando conheceu a estrutura do Sistema Cooperativista Desjardins e pôde estabelecer algumas de  suas pesquisas. O autor assinala, entre outras questões, que as cooperativas são diferentes das empresas capitalistas, pois têm uma vertente social – existem para prestar serviços a seus membros.

No texto, o professor apresenta as duas redes estratégicas que possuem o objetivo de prover soluções e serviços financeiros aos seus cooperados como em um banco comercial. A obra completa tem cerca de 300 páginas. Para fazer o download, acesse aqui

 

Data da publicação: 16/07/2020

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.