fbpx

13° Concred traz expoente para falar sobre o modelo cooperativo digital

O norte-americano Trebor Scholz, um dos mais conhecidos ativistas do cooperativismo digital, estará no 13° Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – Concred, que será promovido pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito – Confebras, em parceria com o  Sicoob Central Nordeste, de 7 a 9 de outubro, em Recife (PE). O palestrante é diretor fundador do Instituto de Economia Digital Cooperativa da The New School, em Nova York, e defende a propriedade coletiva das plataformas digitais, com princípios e normas que garantam relações de mercado mais justas e equilibradas. 

O conceito ‘cooperativismo de plataforma’ foi introduzido por Trebor Scholz em 2014, incorporando o modelo cooperativo na economia digital. Escritor e professor de cultura e mídia digital, o conferencista repensa o modelo de propriedade da Internet e critica, também, a “pretensa liberdade” pregada pela economia digital atual, que tem gerado relações de trabalho desestruturadas.  

As ideias de Trebor Scholz já foram tema de livros e, também, publicadas em artigos do The Nation, The Chronicle of Higher Education, The Washington Post, Le Monde The New York Times, entre outros. Ele vem contribuindo efetivamente com as novas formas de organização social e econômica por meio de um “Kit de Desenvolvimento da Plataforma Cooperativa”. Realiza conferências em todo o mundo e estará no Brasil a convite da Confebras no dia 8 de outubro, abrindo a programação vespertina do 13° Concred. Venha conhecer as propostas deste professor que é um dos expoentes mundiais do pensamento sobre economia digital. 

Data da Publicação: 27/03/2020

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS