fbpx

Mês da Mulher na Confebras: lideranças falam da atuação da mulher no Cooperativismo de Crédito em série de vídeos

Para celebrar o Mês da Mulher e reforçar a importância da representatividade feminina no Cooperativismo de Crédito, a Confebras acaba de lançar uma série especial de quatro vídeos protagonizada por lideranças femininas do Sistema. A diretora executiva do Sicoob Cecres, Taís Di Giorno, é quem estreia o primeiro vídeo neste domingo, 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.  

Segundo a diretora, é importante falar de equidade dentro de um sistema cujos pilares fundamentais são a democracia e a inclusão. Ela argumenta que há espaços a serem preenchidos tanto no mundo das lideranças como no quadro social das cooperativas. Para se ter uma ideia, números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelam que 45% das mulheres brasileiras comandam os lares em todo o País, conforme a pesquisa PNAD Contínua, de 2019. Diante dessa realidade, a diretora executiva do Sicoob Cecres aponta para a necessidade de se pensar em mais oportunidades e produtos específicos para o público feminino dentro do Cooperativismo de Crédito. 

A própria recém-lançada Pesquisa da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, em conjunto com o Sistema Sicredi, traz outros números: 42,1% do quadro de associados é representado por mulheres. As cooperativas do Nordeste, que são em menor número no Brasil, largam na frente quando a questão é presença das associadas: no Estado de Alagoas, elas são 46,9%, seguidas pelo Piauí e Rio Grande do Sul, ambos com 44,9%. Os dados são de dezembro de 2019, do Relatório Técnico “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”. 

Os vídeos do Mês da Mulher vão ao ar nas redes sociais da Confebras: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e YouTube semanalmente. 

Confira!

Data da publicação: 08/03/2020

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS