O Cooperativismo de Crédito comemora seu Dia Nacional neste sábado, 28 de dezembro

Além do clima de festas que contagia a todos neste período do ano, o Cooperativismo de Crédito vive um momento muito especial. O Dia Nacional do setor é oficialmente comemorado em 28 de dezembro.

A data remonta ao início dos anos 1900, quando, no interior do Rio Grande do Sul, um padre vindo da Suíça se preparava para dar início a um projeto que vinha sonhando há algum tempo: abrir as portas de um empreendimento que pudesse substituir as atividades de uma agência bancária, que ainda não chegava aos locais mais afastados. Enviado à zona rural da cidade de Nova Petrópolis (RS) para ajudar na assistência espiritual dos moradores, o padre Theodor Amstad logo percebeu que a vida social e econômica da população é que não estava indo bem. Surgia, assim, a Caixa de Economia e Empréstimos Amstad, em 1902, a primeira Cooperativa de Crédito de que se tem notícia na América Latina.

O trabalho do padre Amstad se tornou determinante para definir o dia 28 de dezembro, data da fundação da Caixa de Economia e Empréstimos Amstad, como o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito. A data foi oficializada pela Lei 12.620/12. O próprio empreendimento do padre Amstad ainda segue em funcionamento, agora sob o nome de Sicredi Pioneira, a cooperativa mais antiga da América Latina. Além disso, foi também no mês de dezembro, de 2019, que o padre Amstad foi oficialmente nomeado patrono do Cooperativismo de Crédito por meio da Lei 13.926/19.

Ao longo dos anos, o modelo instituído por ele ganhou o Brasil e se popularizou especialmente as camadas mais pobres. Hoje, o sistema cooperativista de crédito é formado por 919 cooperativas e mais de 11 milhões de pessoas associadas. “Essas instituições são relevantes para a economia do País, uma vez que promovem a inclusão financeira, fomentam o desenvolvimento das comunidades e democratizam o acesso ao crédito. A Confebras sente-se honrada em fazer parte desta história”, assinala o presidente Kedson Macedo.

 

Data da publicação: 28/12/2019

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS