Delegação composta por 32 cooperados embarca para a Espanha

Uma turma in company de 32 cooperados do Sicoob Uni embarca nesta sexta-feira, dia 15 de novembro, para Mondragón, no Norte da Espanha, encerrando o calendário do Programa de Intercâmbio Técnico Confebras em 2019. Esta é a quarta viagem de estudos que os cooperados ligados à instituição fazem com a Confebras somente neste ano. Outras turmas, da própria Central ou das singulares, já estiveram em visitas técnicas anteriores na Alemanha, no Canadá e no Estados Unidos.

Em Mondragón, os participantes terão contato com o cooperativismo em todas as suas vertentes. A cidade é conhecida pela atmosfera cooperativa que envolve toda a rotina em suas demandas sociais e econômicas: das escolas às universidades, dos hospitais aos asilos. O setor, inclusive, emprega mais de 70% da população de quase 22 mil pessoas.

Essa nova maneira de fazer o cooperativismo é possível graças à atuação do padre José María Arizmendiarrieta a partir dos anos 1940, quando ajudou a erguer a cidade antes isolada pelo governo espanhol. Foi ele quem fundou a Mondragón Corporación, hoje considerada um dos 10 principais grupos econômicos da Espanha e o maior grupo cooperativo do mundo. Um roteiro completo, de tirar o fôlego e trazer inspiração e aprendizado com os mestres do cooperativismo europeu.

 

 

Data da publicação: 14/11/2019

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?



    Receba nosso conteúdo por e-mail

    Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
    ©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS