fbpx

Novo grupo embarca para imersão na experiência cooperativa da Espanha

Um novo grupo embarca nesta sexta-feira (8) rumo à Mondragón, no Norte da Espanha, em mais um intercâmbio técnico Confebras. O País Basco, para quem ainda não sabe, tem muito a ensinar sobre um modelo de cooperativismo que está vinculado a todas as demandas sociais e econômicas da comunidade onde se insere, dos bancos até asilos e instituições educativas. Tudo em Mondragón é proveniente dos princípios cooperativistas.

É lá que está sediado, por exemplo, um dos 10 principais grupos econômicos da Espanha e o maior grupo cooperativo do mundo. A Mondragón Corporación, fundada nos anos 1950 pelo padre José María Arizmendiarrieta, ajudou a erguer a cidade antes isolada pelo governo espanhol e se transformou em uma verdadeira potência econômica ao longo dos anos. Hoje, 70% da população da cidade trabalha para uma das 101 cooperativas do grupo.

Mas não é só a estrutura da Mondragón Corporación que o grupo do intercâmbio irá conhecer. Haverá imersão também em diversas outras instituições cooperativistas, que nasceram inspiradas no trabalho do padre José María: cooperativas de crédito, uma cooperativa de estudantes, uma cooperativa de investigação e um centro de incubação de empresas. Também faz parte da programação uma visita à Universidade de Mondragón, onde nasceu, de fato, a obra do padre José María e todo o complexo que surgiria a partir de então.

 

Publicado em: 08/11/2019

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS