fbpx

Câmara Legislativa do Distrito Federal inaugura Frente Parlamentar do Cooperativismo com dez deputados

A exemplo do que já ocorre no Congresso Nacional e também em alguns Estados, o Distrito Federal também passa a ter a sua Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) a partir desta sexta-feira, dia 9 de agosto.

No total, 10 deputados compõem o grupo, que passa a atuar em defesa dos interesses do sistema cooperativo dentro dos limites distritais. A Frencoop/DF será presidida pelo deputado Roosevelt Vilela (PSB), autor do requerimento para a sua criação. A ideia é propor audiências públicas, debates, elaboração de leis, visitas às cooperativas e trabalhar pela desburocratização e impulsionamento de setores que estejam em crescimento. “O Poder Legislativo sempre reverbera o que a sociedade vem apontando e, por isso, foi natural esse caminho de lançamento de uma frente ligada ao fortalecimento do sistema de cooperativismo”, afirmou o deputado, ao ressaltar que o plano de ação será construído de forma colaborativa com o setor.

Além dele, também integram o grupo os deputados Chico Vigilante (PT), José Gomes (PSB), Júlia Lucy (Novo), Leandro Grass (Rede), Rafael Prudente (MDB), Hermeto (PHS), Reginaldo Sardinha (Avante), Robério Negreiros (PSD) e Jacqueline Silva (PTB).

Lideranças importantes do setor estiveram presentes no evento, cuja sessão solene ocorreu no plenário da Câmara Legislativa e também serviu para homenagear o 97º Dia Internacional do Cooperativismo, que, em 2019, transcorreu em 6 de julho.

Segundo o presidente da Confebras, Kedson Macedo, a Frencoop/DF poderá se tornar um fórum de discussão dos desafios do cooperativismo no Distrito Federal. “Ela ajudará a unir os diferentes ramos do setor para galgar objetivos comuns e poderá facilitar a prática do princípio da intercooperação, garantindo a chancela parlamentar para solver as nossas reivindicações”. Para o presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Remy Gorga, o lançamento da Frencoop no Distrito Federal é um marco histórico para o cooperativismo, especialmente porque ajuda a aproximar o setor daqueles profissionais que criam os projetos de lei que regulam e orientam a área. “A participação de diversos dirigentes de todas as nossas cooperativas aqui hoje é a demonstração de que o cooperativismo é forte, que está unido e que merece ter dentro da Câmara uma representatividade forte e atuante. A Frente Parlamentar é uma forma de nos aproximar dos parlamentares e contar com o seu apoio nas matérias e projetos que buscam desenvolver o cooperativismo, mas também para ficarmos mais próximos e atentos àquelas propostas que também possam vir a prejudicar o setor”, enfatizou.

Homenagens

Na sessão solene, também foram entregues moções de louvor em reconhecimento às pessoas que prestaram relevantes serviços ao Cooperativismo do Distrito Federal.

Veja quem recebeu e o que disseram:

Luiz Lesse Moura Santos, vice-presidente da Confebras

Quando entra na causa cooperativista, a gente percebe o tanto que o setor pode contribuir para o fortalecimento e o desenvolvimento das comunidades e das pessoas que fazem parte dela. Entendo que o cooperativismo é uma alternativa para diversos problemas socioeconômicos que temos por aí. E quem milita dentro dessa área tem nas mãos um instrumento de desenvolvimento e organização social que ajuda a fortalecer as pessoas e também a sociedade como um todo. Agora, com a Frente Parlamentar já constituída também no Distrito Federal, o cooperativismo tende a crescer e a se fortalecer mais.”

Leo Rodrigues, assessor de relações institucionais da OCDF

“O cooperativismo é mais do que uma filosofia de vida, é uma atitude de mudança completa em comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidas pelas Nações Unidas. É um compromisso com a sustentabilidade, com o bem-estar das pessoas do seu estabelecimento, do seu local de trabalho. É atitude de respeito às diferenças sociais e à aceitação das pessoas pela maneira como elas são. O modo de cooperar é isso: é ajudar o outro, principalmente pelo princípio da equidade, oportunizando mais para quem pode menos.”

 

Data da publicação: 09/08/2019

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você achou desse conteúdo?

Receba nosso conteúdo por e-mail

Confira, em primeira mão, todas as novidades, notícias e informações sobre o universo do cooperativismo.
©CONFEBRAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS